O que é USB-C?
O USB-C é um padrão de conector para transmissão de dados e energia em um único cabo. O modelo foi desenvolvido pelo USB Implement Forum, grupo formado por mais de 400 empresas que aperfeiçoou, certificou e guiou a tecnologia ao longo dos anos. Isso possibilitou que o formato fosse adotado por importantes marcas de computadores, dispositivos móveis e outros gadgets. Ele já é o padrão de conexão de smartphones e outros acessórios modernos. Embora tenha um visual semelhante ao antigo micro USB, o USB-C tem várias aplicações importantes para a rotina dos usuários. Conheça algumas:
Conector simétrico e simplificado
O design oval e achatado é uma das vantagens do USB tipo C. O cabo não tem uma orientação para cima ou para baixo, possibilitando que ele esteja sempre em uma posição correta para a conexão. Além disso, ele é um modelo reversível. Se o cabo tiver o mesmo formato de conector em ambas as extremidades, o usuário não precisa pensar muito para descobrir qual é a ponta que se conecta com determinada porta.
Grande durabilidade
Estudos revelaram que os cabos USB-C têm uma grande durabilidade. Esses modelos foram desenvolvidos para suportar até 10 mil ciclos de conexão, o que é seis vezes mais durável do que qualquer USB tipo A. O formato simétrico também reduz os danos causados pelo uso constante dos conectores. Esse é mais um segredo para o modelo ser um acessório com extensa vida útil.
Alta taxa de transferência de dados
O USB-C tem a maior velocidade de transferência de dados em comparação aos antecessores. Entretanto, isso pode variar conforme a tecnologia padrão USB suportada pelo cabo. Por exemplo, os modelos USB 3.0 registram taxas de transferência de até 5 Gbps. Enquanto isso, o USB 3.2 de 2ª geração suporta até 20 Gbps de transferência e o padrão USB 4 atinge até 40 Gbps. Esses detalhes são extremamente importantes na hora de adquirir um cabo USB tipo C. Também é recomendado observar se os dispositivos são compatíveis com os padrões encontrados nos acessórios.
Suporte a carregamento rápido
Outro recurso dos cabos USB-C é o suporte a tecnologia Power Delivery Charging (PD Charging). Essa é uma tecnologia que oferece carregamento rápido para alguns dispositivos com sistema operacional Android ou iOS. O poder pode ser medido em uma breve comparação. Os antigos modelos USB 2.0 podem carregar um celular com 2,5 watts de potência, enquanto o USB-C pode fornecer até 100 watts de potência. Assim, o PD Charging promove energia suficiente para alimentar um notebook. Para mais, os cabos que têm o mesmo conector nas duas pontas são bidirecionais, o que permite que o dispositivo envie e receba energia conforme a preferência do usuário.
Facilidade de conexões
Além da transmissão de dados e energia, o USB tipo C facilita a conexão entre dispositivos. Por exemplo, esse formato pode conectar um desktop a um monitor externo — dispensando o uso do cabo HDMI. O modelo também transfere dados entre um notebook e um HD externo que estejam conectados a um mesmo monitor. Mais um exemplo de como um único cabo possibilita realizar várias tarefas e otimizar o tempo. Há testes em andamento para fornecer um novo padrão de áudio usando o USB-C. Assim, o formato é um potencial substituto do tradicional conector P2.