No último domingo (2), um pedestre foi baleado por bala perdida em um ponto de ônibus, um autor de roubo foi morto e outro ficou ferido, durante intensa troca de tiros entre criminosos e a Polícia Militar (PM). O fato ocorreu na região de Paraisópolis, Zona Sul de São Paulo desencadeado após um assalto nas proximidades da movimentada Avenida Giovanni Gronchi.
Assalto Violento e Perseguição Imediata
O crime que deu início à sequência de eventos foi o roubo a um casal. De acordo com informações da Secretaria da Segurança Pública (SSP), os ladrões levaram celulares e alianças das vítimas. A ação dos assaltantes foi marcada pela extrema agressividade, chegando ao ponto de um dos criminosos morder a mão da mulher para conseguir arrancar a aliança.
Imediatamente após o assalto, o casal procurou a Polícia Militar e relatou o ocorrido com detalhes. Equipes da PM iniciaram buscas ostensivas pela área e rapidamente localizaram duas motocicletas com as características informadas, suspeitas de estarem sendo utilizadas pelos assaltantes.
Primeiro Confronto e Pedestre Atingido
Ao perceberem a aproximação das viaturas policiais, os criminosos abriram fogo contra as equipes e empreenderam fuga. Foi durante esse primeiro confronto que a violência atingiu um um pedestre que estava em um ponto de ônibus na via pública foi atingido por um disparo na perna.
A vítima foi prontamente socorrida em uma ação de emergência, sendo transportada de helicóptero, o Águia da Polícia Militar, para o Hospital das Clínicas, referência no atendimento de traumas. O estado de saúde atual do homem atingido não foi detalhado.
Segundo Confronto Fatal
A perseguição aos criminosos continuou, e os policiais voltaram a se deparar com os indivíduos em uma área próxima, dentro da comunidade de Paraisópolis, o que levou a um novo confronto armado.
Neste segundo tiroteio, dois dos assaltantes foram baleados. Ambos foram levados ao Pronto-Socorro do Campo Limpo, mas um deles, devido à gravidade dos ferimentos, não resistiu e veio a óbito. O outro autor permanece internado sob custódia policial. Dois outros comparsas que participaram do roubo inicial conseguiram escapar e estão sendo procurados.
Imagens da Ação e Investigação
Toda a gravidade da ocorrência foi parcialmente registrada em vídeo por um casal que estava dentro de um carro nas proximidades do tiroteio. As imagens mostram a tensão do momento, com disparos de arma de fogo sendo ouvidos e a movimentação dos policiais em confronto com um assaltante que, na gravação, aparece já deitado ao chão e ferido.
A SSP confirmou que o caso será investigado de forma conjunta pelas Polícias Civil e Militar. A apuração incluirá a análise de todas as imagens gravadas pelas câmeras corporais (bodycams) dos policiais envolvidos, buscando esclarecer as circunstâncias exatas de cada disparo e do desenrolar dos confrontos.