A Prefeitura de Tapiraí decretou na segunda-feira (10) estado de calamidade pública após fortes chuvas no município.
Em entrevista ao G1, o prefeito do município, Vanderlei Cassiano (Avante), informou que cerca de 60 pessoas estão desalojadas no município e foram levadas para casas de familiares ou para o Clube Social da cidade.
A matéria continua após a publicidade
Além dos desalojados, a ponte que liga o município permanece interditada. Com a enxurrada, parte dela foi levada. Ainda não há previsão de liberação. Ainda segundo o prefeito, a água do Rio Perdição diminuiu nos últimos dias.
Entenda o termo
Situação de emergência: o termo é definido como uma "situação anormal, provocada por desastres" e que comprometa parcialmente a capacidade de resposta do poder público local. O caso pode requerer ajuda financeira ou reforço policial, deslocado de regiões vizinhas sob o comando da União.
Estado de calamidade pública: mais grave que a situação de emergência, pode ser decretado quando o desastre é grande o suficiente para comprometer totalmente a capacidade de resposta do poder público local. Nestes casos, a União pode definir a intervenção da Força Nacional para auxiliar no controle de danos.
[caption id="attachment_99825" align="alignnone" width="984"]