Barragem transborda em Diamantina, e 12 famílias são evacuadas

Uma barragem de água transbordou, na manhã deste sábado (25), em Conselheiro Mata, distrito de Diamantina. Em função disso, 12 famílias, que têm casas na cidade Monjolos, a 12 quilômetros de distância do distrito, foram evacuadas preventivamente nesta madrugada. A barragem pertence à empresa de energia Omega Energia. À princípio, não há nenhuma vítima.

A matéria continua após a publicidade

 
De acordo com o tenente Siqueira, da Polícia Militar de Minas Gerais, as famílias moram próximo ao rio Pardo Pequeno e foram encaminhadas para casas de familiares e amigos. "Como havia possibilidade de a água atingir as residências, elas foram retiradas", afirma o tenente.
A Defesa Civil está nos imóveis para avaliar os danos. Ainda não é possível afirmar, segundo o tenente, se eles foram atingidos ou não pela água. "O volume da barragem aumentou um função das fortes chuvas que têm atingido a cidade e ultrapassou a capacidade da barragem", conta.
Documento obtido pela reportagem emitido pela empresa confirma que a barragem, chamada de Serra das Agulhas, aumentou, chegando a 925,50 mm. "Isso significa que a borda livre, ou seja, a diferença de altura entre a cota da crista da barragem e a cota do nível d’água, está inferior a 1,00 m", relata o documento.

Posicionamento 

Por meio de nota, a empresa informou que, "por conta do chuva recorde da madrugada deste sábado (25), ocorreu um transbordamento do reservatório da PCH Serra das Agulhas, levando a aumento de vazão do Rio Pardo Pequeno".
Por causa disso, a empresa realizou atividades junto às autoridades, "com o objetivo de garantir seu cumprimento e manter os níveis de segurança nele previstos".

Fortes chuvas

Ainda segundo o tenente, tem chovido constantemente na cidade nos últimos dias. Com o transbordamento da barragem, o nível do rio tem aumentado consideravelmente.

Siga o canal do Destak News e receba as principais notícias no seu Whatsapp!