As vendas dos supermercados em Minas Gerais tiveram crescimento de 1,74% nos primeiros três meses deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo o Termômetro de Vendas, pesquisa mensal da Associação Mineira de Supermercados (AMIS). A pesquisa é feita com empresas de todos os portes em todo o Estado e os dados estão deflacionados pelo IPCA/IBGE.
A matéria continua após a publicidade

Em relação ao mesmo mês do ano anterior, isto é, março de 2019 sobre março de 2018, o crescimento foi de 1,27%. O melhor desempenho do setor ocorreu na comparação de março sobre fevereiro com crescimento de 11,10%.
O forte crescimento em março sobre fevereiro é atribuído a vários fatores, todos ligados ao calendário, como 31 dias em março contra 28 em fevereiro. Além de cinco finais de semanas “cheios”, com cinco sábados e cinco domingos, contra quatro no mês anterior.
O crescimento mais forte em março não contribuiu para elevar o resultado acumulado do trimestre. Mas, uma das justificativas é que no ano passado a Páscoa, segunda melhor sazonalidade para o setor, se deu durante o primeiro trimestre, e neste ano ocorreu em abril.
Variação regional – março x fevereiro
Variação média – MG | 
11,10% | 
Central | 
11,47% | 
Centro-Oeste | 
10,84% | 
Norte | 
9,63% | 
Rio Doce | 
10,12% | 
Sul | 
10,75% | 
Triângulo | 
11,24% | 
Zona da Mata | 
11,00% | 
Termômetro de Vendas/2019
Mês | 
Sobre mês anterior | 
VS. mesmo mês ano anterior | 
Acumulado do ano | 
|
Jan. | 
-19,54% | 
2,84% | 
2,84% | 
|
Fev. | 
-2,84% | 
1,13% | 
1,99% | 
|
Mar. | 
11,00% | 
1,27% | 
1,74% |