Felipe Neto grava vídeo em que afirma que Desafio de Momo é falso; assista

“Ressuscitaram a Momo”, diz de forma debochada o youtuber Felipe Neto, que produziu um vídeo para desmentir o “Desafio de Momo”. Segundo o vlogger, o meme não é recente e já foi desmistificado antes.
 

A matéria continua após a publicidade

Para quem ainda não sabe, desde a última semana, tem circulado matérias sobre a Momo, uma personagem que apareceria no meio de vídeos infantis do Youtube (inclusive na versão Kids do aplicativo) e ensinaria os pequenos a cometerem suicídio. Os textos estão até em grandes veículos de comunicação.
De volta
Felipe explica que a Momo surgiu em 2018 e na época ele provou que era mentira. Segundo o youtuber, o desafio, no ano passado, não era visto pelo Youtube, mas por meio de ligações e WhatsApp. Inclusive, em sua postagem, ele cita uma matéria da CNN que também desmentiu.
Ele revela, ainda, que não foi comprovado nenhum suicídio relacionado a personagem – que originalmente é uma escultura de um artista plástico japonês. “Mas dessa vez o pânico não é mundial, é só no Brasil”.
Hoax
De acordo com Felipe esse tipo “viral” é conhecido como Hoax, uma mentira que é acreditada por muita gente. “Grande mentira e bobajada”, reforça.
O youtuber explica que a intenção do vídeo é hitar, ou seja, fazer um grande sucesso, nesse caso, meramente para gerar medo. “E medo de pai e mãe sobrepõe a razão”, afirma. “Mais uma vez não é real, mas o pânico coletivo faz com que as pessoas mal-intencionadas queiram fazer disso real”, adverte.
Ressalta-se que, conforme a equipe de Felipe Neto, os vídeos que abordam o tema Momo são desmonetizados.  
Youtube
Em entrevista concedida à revista Crescer, o gerente de comunicação do Youtube na América Latina, já havia dito que, além da análise automática do canal tradicional, na versão Kids (direcionada à crianças de até 13 anos) existe uma curadoria humana feita por mais de 10 mil pessoas. Ele ainda afirmou que para hackear um vídeo seria necessário retirá-lo do ar fazer novamente o upload, e ainda assim seria barrado.
“Sobre o desafio Momo: não encontramos nenhum vídeo que promova um desafio Momo no #YouTubeKids. Qualquer conteúdo que promova atos nocivos ou perigos é proibido no YouTube. Se encontrar algo parecido, denuncie”, publicou, também, o perfil oficial do Youtube Brasil no Twitter.
Criança
Uma criança de seis anos, que não terá o nome divulgado, disse a este repórter que, de fato, nunca viu a personagem Momo, apesar de fazer uso frequente do Youtube Kids. Apesar disso, pais têm afirmado que seus filhos relataram terem visto a personagem.
Assista também o vídeo abaixo de Rafael Machado

Siga o canal do Destak News e receba as principais notícias no seu Whatsapp!