O menor município do Brasil, Serra da Saudade, no Centro-Oeste de Minas Gerais, possui mais eleitores do que moradores.
A matéria continua após a publicidade

De acordo com dados divulgados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) na quarta-feira (1º), a cidade possui 941 pessoas aptas a votar nas eleições de 2018. No entanto, os dados da última estimativa populacional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de agosto de 2017, mostram que a cidade possui apenas 812 habitantes.
O número de eleitores previsto para este ano é ainda menor do que o registrado nas últimas eleições, em 2016. Na ocasião, a cidade tinha 959 votantes e era o segundo menor colégio eleitoral do país, atrás somente de Araguainha (MT), que registrava 954 eleitores. Em 2018, a cidade mineira assumiu o posto, segundo o TRE.
[caption id="attachment_17537" align="alignnone" width="669"]
A justificativa, segundo o cartório eleitoral responsável pela cidade, que fica em Dores do Indaiá, a cerca de 46 Km de Serra da Saudade, para a diferença entre os números se deve ao fato de muitas pessoas terem nascido na cidade e, embora tenham se mudado, mantenham o título registrado na menor cidade do Brasil.
“Muitas das pessoas que nasceram em Serra da Saudade acabaram se mudando, por situações diversas, mas não transferem o título. Por isso, o número acaba sendo maior do que o de moradores, mesmo tendo diminuído em relação ao registrado nas últimas eleições”, afirmou a chefe do cartório, Maria Aparecida Silva.
Conforme Silva, atualmente a cidade tem apenas três colégios e quatro sessões eleitorais. A única escola municipal de Serra da Saudade abriga duas sessões eleitorais e as demais ficam no posto de saúde municipal e no centro cultural.
Redução populacional
Além do número de eleitores, o de moradores de Serra da Saudade também têm diminuído desde 2014, quando a população era de 822 pessoas. Em 2015, eram 818; no ano seguinte, 815; já em 2017, a população registrada foi de 812 pessoas. Ou seja, em quatro anos, 10 pessoas morreram ou se mudaram da cidade.
“Muitas pessoas saem daqui pra procurar emprego, pra estudar... Algumas arrumam namorado fora, casam e procuram outras cidades”, contou a professora, Edmara Bernardes.
A cidade
Serra da Saudade tem 355 km² de extensão territorial, o mesmo que Belo Horizonte. Foi fundada em 1963, é cortada por 20 ruas e tem uma padaria, uma escola, uma lanchonete e um posto de saúde.
A principal fonte de renda do município é o Executivo, que conta com cerca de 180 funcionários. Eles recebem, em média, um salário mínimo por mês.