Procon-MG interdita quatro postos de combustíveis por comercialização de produto adulterado em BH

Resultado de análise técnica comprovou que os produtos comercializados apresentavam vício de qualidade, decorrente da adulteração por adição de solventes

O Procon-MG, órgão do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), interditou quatro postos de combustíveis, da mesma rede, durante uma operação realizada em parceria com a Polícia Militar, nesta quinta-feira (3).

A medida foi tomada após a análise técnica de amostras de combustíveis recolhidas pelo Procon-MG e encaminhadas ao Laboratório de Ensaios de Combustíveis da Universidade Federal de Minas Gerais (LEC/UFMG). O resultado comprovou que os produtos comercializados apresentavam vício de qualidade, decorrente da adulteração por adição de solventes.

A adulteração de combustíveis é uma grave afronta aos direitos do consumidor, gerando prejuízos como danos ao motor, perda de desempenho do veículo, aumento do consumo de combustível, elevação dos custos de manutenção, risco à segurança e impacto ambiental.

O mecânico Robert Ferreira tentou abastecer o carro e encontrou as bombas interditadas. Ele aprovou a ação do Procon-MG: “É uma falta de respeito com o consumidor. Tem que fazer isso mesmo. Está mais que certo em interditar”.

Continua após a publicidade

Diante da gravidade das infrações constatadas, o Procon-MG determinou a interdição total dos estabelecimentos comerciais com vigência imediata e válida até que seja comprovada, por meio de nova coleta realizada por órgão oficial, a adequação do combustível comercializado às normas vigentes.

Também foi determinada a abertura de processo administrativo para cada um dos fornecedores e sua notificação, no momento do cumprimento da diligência. Os fornecedores devem apresentar a defesa no prazo de 10 dias úteis, contados da data do recebimento da notificação.

Lista de postos interditados:

Continua após a publicidade

1. CCC GÁS VEICULAR LTDA.
Endereço: Avenida Sebastião de Brito, nº 1037, bairro Dona Clara.

2.  POSTO AVENIDA LTDA.
Endereço: Avenida Amazonas, nº 9248, bairro Glalija.

3. COMÉRCIO DE COMBUSTÍVEIS MILÊNIO LTDA.
Endereço na rua Padre Pedro Pinto, nº 2745, bairro Letícia.

Continua após a publicidade

4. POSTO REVENDEDOR MANTIQUEIRA
Endereço: Avenida Vilarinho, n° 5100, bairro Mantiqueira.

 

Dados de fiscalizações do Procon-MG em postos de combustíveis de janeiro a julho de 2025 

Continua após a publicidade

Número de postos fiscalizados: 
Minas Gerais: 649
Belo Horizonte: 280

Número de postos autuados: 
Minas Gerais: 60  
Belo Horizonte: 11  

Número de postos interditados: 
Minas Gerais: 23  
Belo Horizonte: 10 

Entre as principais infrações encontradas pelos fiscais estão: adulteração de combustível, venda casada, problemas na precificação e falta de autorização para funcionamento.

O Procon-MG segue atuando firmemente na fiscalização do mercado de combustíveis, com foco na proteção do consumidor e na repressão de condutas que violam a legislação e colocam em risco a segurança e o patrimônio dos cidadãos. A operação de fiscalização do Procon-MG continua em todo estado.

Siga o canal do Destak News e receba as principais notícias no seu Whatsapp!