A Polícia Militar lançou nesta segunda-feira (2), a Operação Natalina 2024 em Bom Despacho (MG). A iniciativa visa reforçar a segurança e proporcionar tranquilidade à população durante as festividades de fim de ano, período marcado pelo aumento do fluxo de pessoas e intensificação do movimento no comércio varejista.
A operação, que se estenderá até o dia 31 de dezembro, abrange 19 cidades sob a jurisdição do 7º Batalhão da PMMG. Para garantir a efetividade da ação, o efetivo policial foi reforçado, inclusive com a mobilização de militares que atuam em funções administrativas. O foco principal é a prevenção de crimes contra o patrimônio, como furtos e roubos, com atenção especial às áreas comerciais e zonas quentes de criminalidade, buscando aumentar a sensação de segurança nesses locais.
Além do patrulhamento ostensivo, a Operação Natalina 2024 também tem um importante componente de conscientização. A PMMG busca alertar a população, em especial os idosos, sobre os golpes de estelionato que têm se tornado cada vez mais comuns, principalmente na internet. Golpes como o "Pix errado", promoções tentadoras, falsos atendentes de bancos, cupons de descontos falsos e boletos fraudulentos estão entre as modalidades mais utilizadas pelos criminosos.
Essa ação reforça a megacampanha “Se deu dúvida, é golpe!”, lançada pela Polícia Militar de Minas Gerais em outubro deste ano. Com o influencer Tião Bruto Sistemático como garoto-propaganda, a campanha visa reduzir a criminalidade no estado, baseando-se em três pilares: comunicação, inteligência e operações. A Operação Natalina 2024 se insere nessa estratégia, combinando o policiamento ostensivo com a conscientização da população para um fim de ano mais seguro.
Fotos: Polícia Militar/Divulgação