Bambuí/Iguatama (MG) – Em uma ação conjunta para coibir a pesca ilegal durante o período de reprodução dos peixes, a Polícia Militar de Meio Ambiente e o IBAMA realizaram na última quinta-feira (14) a Operação Piracema no Rio São Francisco. A operação abrangeu o trecho entre o Porto Mariquita, no município de Bambuí, e o Porto Real, em Iguatama, totalizando mais de 76 km de percurso fluvial patrulhado.
As equipes de patrulhamento aquático contaram com o apoio de equipes terrestres, que fiscalizaram os principais acessos ao rio. A ação resultou na apreensão de grande quantidade de material de pesca ilegal e pescado, além da lavratura de autos de infração.
Resultados da Operação:
- Redes de emalhar apreendidas: 17 (totalizando 280 m²)
- Covos apreendidos: 5
- Pescado apreendido: 41 kg
- (RATs) lavrados: 2
- Registro de Eventos de Defesa Social (REDS) lavrado: 1
- Auto de Infração da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) lavrado: 1 (no valor de R$ 16.868,64)
- Redes recolhidas: 9
- Ranchos fiscalizados: 2
- Denúncias atendidas: 1
- Pessoas abordadas: 16
- Veículos fiscalizados: 8
A Operação Piracema visa proteger a fauna aquática durante o período de reprodução, contribuindo para a preservação dos recursos pesqueiros e o equilíbrio do ecossistema do Rio São Francisco. A Polícia Militar de Meio Ambiente e o IBAMA reforçam o compromisso com a fiscalização e a conscientização da população sobre a importância da pesca sustentável.
Fotos: Polícia Militar de Meio Ambiente