Em uma movimentação para tentar emplacar sua narrativa sobre as manifestações de 8 de janeiro, a Globo mudou a sua programação da última quarta-feira, 10, e exibiu em horário nobre um documentário da GloboNews com entrevistas de Lula e Alexandre de Moraes.
8/1 – A Democracia Resiste, assinado pelos jornalistas Julia Duailibi e Rafael Norton, não foi bem recebido pelo público da televisão aberta. Os números consolidados de audiência da Grande São Paulo, obtidos pela reportagem através de fontes do mercado, revelam que a produção espantou 58% dos telespectadores da emissora em pouco mais de uma hora.
O documentário registrou 11,4 pontos de média e foi sintonizado por 27,2% dos domícilios da principal metrópole do país. Os números da Globo despencaram rapidamente depois da exibição do Big Brother Brasil, que teve 22,6 pontos de média. A produção, que foi exibida entre 23h02 e 0h10, entrou no ar com 20 pontos. Em seu último minuto, marcava só 8,5.
No entanto, apesar dos números mais baixos – A Democracia Resiste se manteve em primeiro lugar isolado de audiência entre as plataformas de vídeo. Quem mais chegou perto da Globo foram as plataformas de streaming, vice-líderes na faixa horária com 10,1 pontos.
Alexandre de Moraes é estrela do horário nobre da Globo | Foto: Reprodução/GloboNews
Público não comprou narrativa de documentário da TV Globo
Habitual vice-líder dos canais abertos, a Record, que exibia parte da novela Pecado Mortal e a série Chicago P.D., amargou o quarto lugar na faixa horária com apenas 2,3 pontos de média. O SBT, por sua vez, anotou 3,4 pontos com o Programa do Ratinho, que acabou sendo superado pela Band, que ocupou a segunda colocação com o filme 16 Quadras, exibido na Sessão Adrenalina Pura, com 3,5 pontos de média.
Sob o ponto de vista dos jornalistas da Globo.
– A Democracia Resiste fala sobre como Lula teria conseguido retomar o poder diante das manifestações em Brasília, e diz mostrar os bastidores do que aconteceu antes, durante e depois dos protestos no Distrito Federal.
No último domingo (7), o Fantástico chegou a exibir algumas imagens do documentário que seria lançado pela GloboNews. Diante dos índices animadores no canal de notícias, a emissora achou que seria uma boa ideia transmitir a produção em sinal aberto. Os dados de audiência, no entanto, comprovam que o público não comprou a narrativa da Globo.