Alerta em Minas Gerais: Ameaça de Nova Epidemia de Dengue em 2024

Crescimento alarmante de casos e possível retorno do sorotipo 3 elevam preocupações em Minas Gerais

Minas Gerais enfrenta um aumento significativo nos casos de dengue, com um crescimento de 330% em diagnósticos em relação a 2022, elevando o risco de uma nova epidemia em 2024. As autoridades de saúde estão particularmente preocupadas com a possibilidade de ressurgimento do sorotipo 3 da dengue, que não causava epidemias no Brasil há mais de 15 anos.

Situação Atual em Minas Gerais Em 2023, Minas Gerais registrou 321.038 casos de dengue, com uma média diária de quase 880 casos e 198 mortes, um aumento expressivo em comparação com os 74.796 casos e 68 mortes em 2022. Os dados preliminares de janeiro de 2024 indicam uma continuidade no aumento de casos.

Prevenção e Controle Para combater a propagação da dengue, o governo de Minas Gerais anunciou a alocação de R$ 80,5 milhões em campanhas de conscientização e mobilização. Em Belo Horizonte, os Agentes de Combate a Endemias (ACE) intensificam vistorias e orientações sobre como eliminar os focos do mosquito.

Perspectivas de Especialistas Leandro Curi, infectologista, prevê um cenário desafiador, com altos volumes de casos e superlotação nos serviços de saúde. A preocupação é agravada pelo ressurgimento do sorotipo 3 da dengue, que pode levar a formas mais graves da doença devido à baixa imunidade da população a esse sorotipo específico.

Continua após a publicidade

Ações Governamentais Além dos esforços de conscientização, o Estado intensifica o uso de tecnologia, como drones, para identificar focos do mosquito. Em Belo Horizonte, as ações incluem monitoramento de focos com ovitrampas e o uso do método Wolbachia, uma abordagem biológica para reduzir a capacidade de transmissão do mosquito.

Vacinação: Uma Nova Frente de Combate A vacina Qdenga, incorporada ao Programa Nacional de Imunização, promete ser uma ferramenta valiosa na luta contra a dengue. Embora sua distribuição inicial seja limitada, a vacina apresenta uma eficácia global de 80%, sendo especialmente eficaz contra os sorotipos 1 e 2.

Siga o canal do Destak News e receba as principais notícias no seu Whatsapp!