WhatsApp deixa de funcionar em celulares Android antigos nesta terça-feira (24)

O WhatsApp vai parar de funcionar em celulares Android antigos a partir desta terça-feira (24). Na "Central de Ajuda" da plataforma, foi incluída a observação de que o aplicativo só será compatível com versões 5.0 ou superiores do sistema do Google.

"A partir desta terça-feira (24), o WhatsApp será compatível apenas com as versões 5.0 e posteriores do Android", explica o WhatsApp. Não há mudanças em relação ao suporte de versões do iPhone (iOS), por enquanto.

Com a alteração, os celulares com Android 4.1, antes suportados pelo mensageiro, não rodarão mais o WhatsApp. Usuários nem sequer poderão abrir o mensageiro sem atualizar o sistema operacional.

Por que acontece o fim do suporte?

Segundo o WhatsApp, a retirada do suporte de versões antigas acontece pela baixa popularidade do sistema. "Assim como outras empresas de tecnologia, todos os anos analisamos quais são os aparelhos e softwares mais antigos e com menor número de usuários para definir aqueles que deixarão de ser compatíveis com o WhatsApp", pontua a empresa.

Continua após a publicidade

Retirar o suporte de versões antigas permite ao WhatsApp desafogar a equipe de desenvolvimento do mensageiro, retirando a obrigação de manter a compatibilidade com uma versão tão antiga, e abre caminho para a implementação de recursos melhores, uma vez que a empresa busca entregar uma experiência uniforme em qualquer dispositivo.

O que acontece com os celulares incompatíveis?

O fim do suporte é sempre precedido de notificações recorrentes dentro do aplicativo. O usuário é alertado sobre a incompatibilidade iminente e lembretes solicitando a atualização de sistema.

A plataforma não é tão clara quanto as consequências de se manter com a versão antiga, mas conforme aconteceu em mudanças anteriores, o mensageiro deve parar de funcionar nos sistemas mencionados.

Continua após a publicidade
Siga o canal do Destak News e receba as principais notícias no seu Whatsapp!