Nesta sexta-feira (31/03), a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou que a conta de luz não terá cobrança extra no mês de abril, mantendo a bandeira verde. A decisão foi tomada com base em dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) que mostram que os reservatórios do país estão com um nível alto de processamento, entre 82% e 97%, dependendo da região.
A bandeira verde é adotada quando as hidrelétricas geram energia suficiente para atender à demanda do país. Quando os níveis dos reservatórios estão baixos, é necessário acionar usinas térmicas para garantir o fornecimento de eletricidade, o que gera custos adicionais que são repassados aos consumidores por meio das bandeiras tarifárias.
A Aneel também informou que é provável que a bandeira verde se mantenha durante todo o ano de 2023, já que a previsão é de que o período chuvoso se encerre em abril com um alto nível de armazenamento nas hidrelétricas, próximo a 90%. Além disso, a agência destaca que a condição atual traz uma perspectiva otimista à oferta de energia durante o período de seca.
Durante a operação da bandeira verde, não há cobrança extra na conta de luz. Já as bandeiras amarela e vermelha indicam aumento no custo da energia, que varia de acordo com o nível de escassez de energia no país.
Siga-nos no Instagram, Facebook, Twitter e entre para nosso grupo no WhatsApp
https://www.facebook.com/PortalDestakNews
@DestakNewsTwitter
https://chat.whatsapp.com/HB8ogHnRJosFRpGoWt3ffc