Ex-juiz Sérgio Moro é eleito senador pelo Paraná

O ex-juiz federal Sérgio Moro (União Brasil) está matemáticamente eleito para a vaga de senador pelo Paraná. Com pouco mais de 97% das urnas apuradas, Moro tem cerca de 33% dos votos válidos. Até o momento, o ex-juiz recebeu pouco menos de dois milhões de votos.

Sérgio Moro tem 50 anos e é formado em Direito. Ele é ex-juiz federal e foi ministro da Justiça e Segurança Pública do governo Bolsonaro. Moro ficou conhecido durante a operação Lava Jato, que iniciou ainda no governo Dilma. No entanto, algumas sentenças dadas Moro, como a condenação do ex-presidente Lula, foram anuladas pelo Superior Tribunal Federal (STF) ou pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). 

Em 1996, iniciou a carreira de magistrado, como juiz substituto em Curitiba, e começou a lecionar na Universidade Federal do Paraná.

Em 2002, assumiu a vara especializada em lavagem de dinheiro e crimes contra o sistema financeiro nacional em Curitiba (PR), onde julgou os casos Banestado e Operação Farol da Colina. Em 2012, foi auxiliar da ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), no caso conhecido como Mensalão.

Continua após a publicidade

Moro encerrou seus 22 anos de magistratura ao assumir, em 2019, o Ministério da Justiça no governo Bolsonaro, do qual pediu exoneração em 2020 e foi trabalhar numa empresa de consultoria nos Estados Unidos.

A chapa eleita com Sergio Moro inclui Luís Felipe Cunha (União), como 1º suplente, e Ricardo Guerra (União), como 2º suplente.

Antes de confirmar a candidatura por Paraná, Sérgio Moro tentou se candidatar por São Paulo, mas ele não teve o domício eleitoral reconhecido na capital paulista. Neste processo, Moro também trocou de partido, saindo do Podemos para entrar no União Brasil. 

Continua após a publicidade

Siga o canal do Destak News e receba as principais notícias no seu Whatsapp!