A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) concluiu, nesse mês de março, as investigações que apuraram crime de tráfico de drogas, em Santa Maria do Suaçuí, região do Rio Doce. Nesta sexta-feira (26), policiais civis cumpriram mandado de busca e apreensão de bens contra um suspeito, de 41 anos, cujos bens estão avaliados em, aproximadamente, R$200 mil.
A matéria continua após a publicidade
Link para baixar o aplicativo
No decorrer das investigações, iniciadas em setembro de 2020, foi apurado que o suspeito comercializava crack, maconha e cocaína. Ele refinava a droga na residência dele, no bairro São José do Puba e, com auxílio de um adolescente, e vendia o material ilícito no bar de propriedade dele. O adolescente, que tinha 16 anos, foi apreendido em setembro com mais de 70 buchas de maconha e certa quantidade de cocaína.
Em outubro de 2020, foi deflagrada a operação “Casa em Ordem” para cumprimento de mandados de prisão e de busca e apreensão, quando também foi preso um homem, de 31 anos. O delegado Douglas Mota, responsável pelas investigações, explica que mesmo com a prisão de um suspeito a operação foi muito bem sucedida. “Apesar de não termos conseguido prender o suspeito em questão, conseguimos angariar elementos de prova. Foram apreendidos objetos utilizados para o refino de drogas, resquícios de cocaína, comprovado por laudo pericial definitivo, além de dinheiro em espécie e outros itens”, afirmou.
[caption id="attachment_85163" align="alignnone" width="906"]
Foto: Polícia Civil/Divulgação[/caption]
O suspeito, que estava foragido da Justiça, foi preso pela Polícia Militar, em fevereiro de 2021. Segundo o delegado Douglas Mota, “além da importância de retirar estes indivíduos de circulação, é fundamental retirarem de seus poderes objetos de valor provenientes do tráfico e que fomentam a criminalidade", finalizou.
Com a conclusão dos trabalhos policiais, o suspeito, de 41 anos, foi indiciado pelos crimes de tráfico de drogas, posse ilegal de arma de fogo e munições e associação para o tráfico.
Participaram da ação o delegado Douglas Mota e os investigadores Alan Sousa Nepomuceno de Brito, André Rocha Garcia Lacerda, Marcelo Dias dos Santos e Raquel Beatriz Alves de Freitas.
Casa em Ordem
Em outubro de 2019, ação conjunta das polícias Civil e Militar cumpriram, em São Maria do Suaçuí, mandados de prisão e busca e apreensão para desmantelar associações criminosas voltadas para o tráfico de drogas. O resultado foi apreensão de munições, drogas e material de tráfico, além de dinheiro. Também foi preso um homem, de 31 anos, apontado como chefe do tráfico. Além dele, outras quatro pessoas são investigadas e dois suspeitos estão sendo procurados pela Polícia Civil. Para o delegado Douglas Mota, “a operação desencadeada tem o intuito de retirar de circulação suspeitos de impulsionar a prática de crimes conexos ao tráfico de drogas, mantendo-se, assim, a ordem local”.