Policiais penais e servidores administrativos da Penitenciária de Formiga testam positivo para Covid-19

Uma delas está internada para avaliação do quadro clínico e as demais tiveram sintomas leves. Veja as medidas de prevenção ao vírus nas unidades prisionais.

Dez servidores da Penitenciária de Formiga estão com diagnóstico positivo para a Covid-19, sendo nove policiais penais e um servidor do setor administrativo. A informação foi confirmada ao G1 neste sábado (13) pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por meio do Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG).

Continua após a publicidade
A matéria continua após a publicidade

Segundo a Sejusp, nove dos servidores estão com sintomas leves ou assintomáticos e estão dispensados do serviço, cumprindo o período de quarentena em casa; e outro internado está no Hospital Municipal de Campo Belo para melhor avaliação do quadro clínico.

Ações preventivas contra o coronavírus nas unidades prisionais

 

Desde o início da pandemia, a Sejusp tem adotado uma série de medidas para prevenir a disseminação do coronavírus nas unidades prisionais.

As visitas aos detentos seguem suspensas, devido ao fato de Divinópolis estar na macrorregião classificada na Onda Vermelha do programa "Minas Consciente".

Continua após a publicidade

Foi adotado um modelo pioneiro no país de circulação restrita de detentos no período de pandemia, classificado como referência pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. Para evitar a contaminação por novos presos, foram criadas 30 unidades de referência, distribuídas em todo o território mineiro, que funcionam como centros de triagem e portas de entrada para novos custodiados do sistema prisional.

Na região Centro-Oeste de Minas essas unidades são as de Bom Despacho e Dores do Indaiá.

Todas as pessoas presas em Minas Gerais estão sendo encaminhadas para uma unidade específica em cada região e ficam, pelo menos, 15 dias em quarentena e observação, o que evita o possível contágio caso fossem encaminhadas de imediato para outras unidades. Após a observação e atestada a saúde, são encaminhados para as demais unidades prisionais do Estado, como informou a Sejusp.

Continua após a publicidade

Siga o canal do Destak News e receba as principais notícias no seu Whatsapp!