Diocese de Divinópolis Lança Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021

Como de costume, desde 2015, a Diocese de Divinópolis inicia a Campanha da Fraternidade com uma entrevista coletiva à imprensa. Neste ano de 2021, seguindo todas normas de prevenção contra o Covid-19, a coletiva de imprensa foi realizada, na tarde desta quarta-feira de cinzas (17), no gabinete de Dom José Carlos, na Cúria Diocesana, em Divinópolis, e contou com a presença de veículos de rádio, tv e jornal impresso. A mesa foi composta por Dom José Carlos e pelo Sr. Geraldo Magela, da Equipe Permanente da Campanha da Fraternidade na Diocese de Divinópolis.

A ABERTURA NA CNBB

[caption id="attachment_82441" align="alignnone" width="558"] Reprodução/Youtube[/caption] A abertura simbólica e virtual da quinta edição da Campanha da Fraternidade Ecumênica (CFE), uma realização da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic), aconteceu nesta Quarta-feira de Cinzas, 17 de fevereiro.   O lançamento virtual foi uma escolha das entidades promotoras da Campanha como forma de prevenção da Covid-19.  Como constava na programação, às 10h houve a divulgação de um vídeo, por meio das redes sociais da CNBB, com pronunciamentos de representantes das Igrejas que compõem o Conic. Também houve a apresentação da mensagem do Papa Francisco sobre a CFE e a quaresma.   No vídeo, dom Joel Portella Amado (secretário-geral da CNBB) acolheu e saudou a todos e, especialmente, a memória dos mais de duzentos e trinta mil irmãos e irmãs que o coronavírus levou de nosso convívio. “A esses e essas, nossa saudade e nosso compromisso por lutarmos até onde for possível para que essa pandemia encontre o seu término e sejamos capazes de construir um mundo eminentemente marcado pela fraternidade”, disse dom Joel.

A CFE

Neste ano, o tema da Campanha da Fraternidade Ecumênica é “Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor” e o lema “Cristo é a nossa paz: do que era dividido, fez uma unidade”, extraído da carta de São Paulo aos Efésios, capítulo 2, versículo 14.   Realizada pela CNBB todos os anos no tempo da Quaresma, período de 40 dias que antecede a Páscoa, a Campanha da Fraternidade de 2021 é promovida de forma ecumênica, ou seja, em parceria entre várias Igrejas Cristãs. A CFE 2021 quer convidar os cristãos e pessoas de boa vontade a pensarem, avaliarem e identificarem caminhos para a superação das polarizações e das violências que marcam o mundo atual. Tudo isso através do diálogo amoroso e do testemunho da unidade na diversidade, inspirados e inspiradas no amor de Cristo.  

Gesto concreto

A Campanha da Fraternidade tem como gesto concreto a Coleta Nacional da Solidariedade, realizada no Domingo de Ramos nas comunidades de todo o Brasil. Os recursos são destinados aos Fundos Diocesanos e Nacional da Solidariedade, os quais apoiam projetos sociais relacionados à temática da campanha. Em 2019, o Fundo Nacional de Solidariedade (FNS) distribuiu a quantia de R$3.814.139,81, atendendo a mais de 230 projetos. Em 2020, por causa da pandemia, não ocorreu arrecadação. Conheça alguns projetos apoiados pelo FNS.  

Gesto concreto na Diocese de Divinópolis

Devido à Pandemia do COVID-19, não tivemos, no Domingo de Ramos do ano passado, a Coleta da Fraternidade conforme o costume. Ela aconteceu em outro momento e o total arrecadado de R$ 14.000,00, atendendo a um pedido da CNBB, foi totalmente ofertado em favor da Campanha “SOS Moçambique: Cabo Delgado quer paz!”.   A nossa oferta, juntamente com a de todas as outras Dioceses do Brasil, chegará à província de Cabo Delgado e vai se transformar em ajuda para milhares de famílias que fugiram de suas aldeias em busca de abrigo e comida, e que estão sendo assistidas pela Cáritas Diocesana de Pemba.   Há três anos, a província de Cabo Delgado, em Moçambique, sofre com a guerra que assola a região. Em meio a esse contexto, cerca de 500 mil pessoas já se deslocaram de suas aldeias em busca de abrigo, comida e paz. Mulheres, homens, crianças e idosos fogem assustados, percorrendo longas distâncias, a pé e em barcos, para chegar onde podem encontrar apoio. Com os ataques violentos e os deslocamentos em situações precárias, estima-se que 2 mil pessoas já morreram com a guerra em Cabo Delgado.   “Somos todos irmãos, parte de uma família de muitos, toda humanidade. Por isso mesmo, as distâncias, os costumes, as diferenças não podem ser justicativas para indiferenças. Somos sempre convidados a ajudar nossos irmãos e irmãs que sofrem”, exorta o arcebispo de Belo Horizonte (MG) e presidente da CNBB, dom Walmor Oliveira de Azevedo, frente à sequência de ataques terroristas que devastaram vidas em Moçambique.   Em Pemba, capital da província, a Diocese que é conduzida por Dom Luiz Fernando Lisboa, brasileiro, que reside e atua em Moçambique há 20 anos, por meio da Cáritas, trabalha na mobilização e sensibilização da comunidade local e internacional para que, de mãos dadas, acolha as vidas que precisam de cuidado.  

Histórico

A Campanha da Fraternidade Ecumênica (CFE) tem sido realizada, em média, a cada cinco anos. A iniciativa congrega diversas denominações cristãs, sempre de forma ecumênica, valorizando as riquezas em comum entre as igrejas. Desde 2000, abordou os seguintes temas:  
  • 2000 – Tema “Dignidade humana e paz” e lema “Novo milênio sem exclusões”;
  • 2005 – Tema “Solidariedade e paz” e lema “Felizes os que promovem a paz”;
  • 2010 – Tema “Economia e Vida” e lema “Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro”;
  • 2016 – Tema “Casa Comum, nossa responsabilidade” (tratou do meio ambiente e saneamento básico) e lema “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca”.

Siga o canal do Destak News e receba as principais notícias no seu Whatsapp!