- 02/05/2025 - Itapecerica/MG
Início
Destaque
O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), informou nesta quinta-feira (20) que o comércio da capital mineira poderá passar a funcionar de segunda a sexta-feira, com os mesmos horários e protocolos. Até então, os estabelecimentos só estavam autorizados a abrir de quarta a sexta.
De acordo com o prefeito, "está na hora de os comerciantes tomarem conta do seu negócio, porque nós não temos a menor dúvida de que se os números piorarem iremos fechar totalmente a cidade".
Outra novidade é que os restaurantes poderão funcionar para almoço, de 11h às 15h, sem as vendas de bebidas alcoólicas. As praças de alimentação de shoppings também poderão voltar a funcionar. Salões de beleza terão o funcionamento estendido de terça a sábado (era de quinta a sábado).
Para reabrir, os donos de restaurantes e lanchonetes vão precisar se readequar. Confira:
• Capacidade máxima de 1 pessoa a cada 7 m2, incluindo os funcionários.
• Aferir as temperaturas de clientes e funcionários por termômetro digital infravermelho antes da entrada no estabelecimento.
• Privilegiar a disposição dos clientes em área externa do estabelecimento e/ou em locais com maior ventilação.
• Uma mesa a cada 6,50 m2, respeitado o distanciamento mínimo de 2,5 m entre mesas, com no máximo duas cadeiras por mesa.
• Máximo de duas pessoas por mesa.
• É admitido o uso das calçadas para disposição de mesas mediante licenciamento junto ao município e isolando-se a área para evitar aglomeração e circulação.
• Vedado o modelo de self-service. Admite-se serviço com buffet com isolamento dos alimentos em relação aos consumidores e montagem do prato por profissional do estabelecimento devidamente paramentado.
• Proibida a abertura de espaços de entretenimento infantil (kids) ou área de lazer, caso o estabelecimento possua.
• Funcionários devem vestir uniforme somente no local de trabalho. Uniformes, equipamentos de proteção e máscaras não devem ser compartilhados.
Praças da capital
As praças públicas serão abertas, inclusive a Lagoa da Pampulha. Os parques, no entanto, vão abrir gradativamente, por "motivos de organização", segundo o prefeito.
Siga-nos no Instagram, Threads, Facebook, Twitter e entre para nosso grupo no WhatsApp
Leia também
DN