
- 18/05/2025 - Itapecerica/MG
Início
Destaque
Polícia Civil implanta Sistema de Vistoria Eletrônica para veículos em Manhuaçu (MG)
17/07/2020 11:34
253 Visitas
A partir da próxima segunda-feira (20), a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) disponibilizará o Sistema de Vistoria Eletrônica para veículos a serem emplacados em Manhuaçu, na Zona da Mata. A vistoria, que é obrigatória nos casos de transferência de propriedade, alteração de dados e emissão de segunda via do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), é o ato de avaliar um veículo, assegurando a legitimidade da propriedade, autenticidade da identificação e da documentação, além de constatar se os equipamentos estão em condições corretas e seguras para o uso.
A matéria continua após a publicidade
O Sistema de Vistoria Eletrônico é disponibilizado na capital, desde o último ano, por meio do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (PCMG), e chega a municípios do interior. Além de substituir o uso de papel, a ferramenta diminui a possibilidade de fraudes e erros. O serviço vem se mostrando capaz de garantir transparência, segurança e rapidez nos processos de registros e transferências de veículos no estado.
O Delegado Regional em Manhuaçu, Carlos Roberto Souza da Silva, destaca que a vistoria eletrônica permite a otimização do serviço prestado. “A todo momento, poderemos consultar, auditar vistorias anteriores e compará-las com a situação atual do veículo. Portanto, com o novo sistema, legalizar um veículo adulterado ficará extremamente difícil”, observa, ao adiantar que, após implantar e adequar o sistema ao correto funcionamento local, a proposta é expandi-lo para as 24 cidades circunvizinhas.
Agilidade e segurança
O Chefe da Divisão de Registro de Veículos (DRV), Delegado Rafael Alexandre de Faria, ressalta o quanto o sistema proporciona agilidade. “Antes, para a identificação veicular, era necessário extrair o decalque das marcações de chassi e do motor com uso de papel e lápis. No processo eletrônico, a avaliação é feita por meio de um aplicativo de celular com controle de localização, no qual o vistoriador inclui fotos e dados da identificação do veículo. As imagens e informações captadas são enviadas para o banco de dados do Detran-MG, com validação automática e laudo de vistoria imediato”, explica.
O armazenamento das informações por meio digital permite que todo o processo de vistoria de identificação veicular seja monitorado e auditado. Com os laudos eletrônicos, é possível identificar alterações nas principais características do veículo e verificar adulteração de quilometragem, de chassi e de motor, evitando fraudes e oferecendo mais segurança ao usuário sobre a procedência do veículo.
Posteriormente, o sistema permitirá que o cidadão consulte pela internet os laudos de vistoria dos veículos, proporcionando mais acessibilidade e transparência sobre as informações do serviço prestado.
