Inflamada pelo discurso do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), e contrariando decretos que determinam o distanciamento social para conter o avanço do novo coronavírus, parte da população está organizando carreatas e protestos em todo o país pedindo a volta do funcionamento do comércio.
A matéria continua após a publicidade

Em Belo Horizonte, manifestantes se reuniram, no fim da manhã desta sexta-feira (27), em frente à Cidade Administrativa. De lá, uma carreata saiu em direção à porta da PBH (Prefeitura de Belo Horizonte), na avenida Afonso Pena, no Centro da capital. Os organizadores pedem o fim das medidas de restrição de circulação e a volta das atividades comerciais.
Pelas redes sociais, os protestantes convocaram a população para acompanhar o ato. Uma das incentivadoras é a ativista Adriana Borges, que postou vídeos e fotos em suas páginas convocando para o ato.
Convocação carreata amanhã cidade administrativa 10h em BH!!🇧🇷👊 pic.twitter.com/ScLMliq1bd
— Adriana Borges🇧🇷🇮🇱🇺🇸🙏 (@driborgesbhz) March 27, 2020
“Estamos apoiando o presidente Jair Messias Bolsonaro e somos a favor que as pessoas voltem a trabalhar. Além disso, somos contra esse isolamento horizontal, somos a favor do isolamento vertical, que são pessoas de risco, idoso, imunodeficiências e pessoas com problemas de pulmão ficarem isolados. Aos demais, somos a favor que todos voltem a trabalhar na próxima segunda-feira”, afirma Adriana ao BHAZ.
Por volta das 10h30 de hoje, haviam veículos enfileirados em frente à Cidade Administrativa e até mesmo um carro de som para acompanhar a manifestação.
Em Minas, além de Belo Horizonte, há atos marcados em Betim, na Grande BH, em Juiz de Fora, na Zona da Mata, e em outras cidades. Nessa quinta (26), houve uma manifestação em Ipatinga, que foi endossada pelo presidente.
Reprodução/WhatsApp
População faz carreata até a prefeitura e pede a reabertura do comércio em Ipatinga-MG. #BolsonaroTemRazao pic.twitter.com/zuyopRhbte
— Cabo Junio Amaral (@cabojunioamaral) March 26, 2020