O Grupo Zelo afirmou, na tarde desta segunda-feira (23), que todos os atendimentos de sua unidade funerária na Gameleira, região Oeste de Belo Horizonte, estão dentro da normalidade. O pronunciamento acontece depois de se tornar público um boletim de ocorrência, registrado neste domingo (22), em que o gerente dessa unidade afirma que houve a chegada de um grande número de corpos nos últimos três dias com a causa de morte por insuficiência respiratória e pneumonia.
A matéria continua após a publicidade
De acordo com o boletim de ocorrência, em 72 horas teriam sido registradas as chegadas de 23 corpos de pessoas que morreram de problemas respiratórios, mas não havia qualquer confirmação de que a Covid-19 seria a causa desses óbitos.
Segundo o Grupo Zelo, o número de atendimentos teve um aumento nos últimos dias, mas nada que possa ser considerado significativo, estando dentro da regularidade para essa época do ano. Disse ainda que, até o momento, a empresa não recebeu comunicação de nenhum caso de Covid-19 confirmado por parte dos hospitais (veja comunicado abaixo).
O porta-voz da Polícia Militar, major Flávio Santiago, confirmou na manhã desta segunda-feira (21) que é verdadeiro um boletim de ocorrência feito por militares do 5º Batalhão na funerária.
[playlist ids="66392"]No boletim de ocorrência, o gerente da funerária afirma que os corpos vieram de diversas cidades, como Belo Horizonte, Contagem, Betim, Matozinhos e Sete Lagoas. No relato, há a informação de que um corpo de Betim teria a descrição, no laudo médico, de “vigência da pandemia Covid-19”. Para esse, havia a recomendação de que deveria ser levado diretamente para o sepultamento após o preparo funerário.
