O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), foi alvo de um manifesto durante o cortejo do bloco Então, Brilha!, um dos mais aguardados do Carnaval de Belo Horizonte, neste sábado (22). Durante o desfile, ainda nas primeiras horas da manhã, um porta-voz do bloco Filhos de Tcha Tcha foi a um dos trios e mandou um recado a respeito da folia, citando o chefe do Executivo mineiro de forma explícita.
A matéria continua após a publicidade

“Bom dia, BH. Bom dia, Então, Brilha! É bonito demais subir aqui em cima e ver esse mar de gente brilhando, 10 anos depois que a gente construiu na marra, com garra esse carnaval, enquanto a prefeitura não deixava a gente sair na rua. É bonito demais ver essa cidade sonhar uma outra cidade, sem carro, com alegria, com amor, com a gente se amando, toda forma de amor vale a pena”, disse Rafael Barros, do Filhos de Tcha Tcha.
O porta-voz relembrou o embate entre blocos carnavalescos e a administração do então prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, para falar sobre Zema. “E a 10 anos atrás a gente enfrentava o prefeito de Belo Horizonte, como hoje a gente enfrena o governador do Estado de Minas Gerais”, afirmou. Na sequência, Rafael citou o impasse entre os blocos e as autoridades de segurança sobre carros de som barrados na capital.
“O Zema que exigiu que os blocos tivessem um documento que só em São Paulo é possível tirar, e cujos os pedidos e normativas de segurança já são atendidos aqui. Fora Zema!”, puxou Rafael, sendo acompanhado pelo público. Segundo organizadores, 40 mil pessoas estão reunidas. “E a 10 anos atrás, a gente leu um manifesto na porta da prefeitura para aquele prefeito que queria impedir esse Carnaval de existir. E hoje nós vamos ler esse manifesto para o Zema, e vamos ler bem alto para ele ouvir lá da casa dele”, anunciou.
O manifesto lido no trio cita inclusive o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e atribuiu diversos adjetivos ao governador de Minas. Leia na íntegra abaixo: