Começa a valer nesta sexta-feira (31) o prazo para uso obrigatório da placa do Mercosul em veículos de todo o país, exceto em Minas Gerais, onde mais um adiamento faz com que a implantação das placas ainda não tenha data para começar. Segundo comunicado do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG), o credenciamento e cadastramento de estampadoras e fabricantes de placas veiculares começou na última quarta-feira (29), no entanto, a análise desse requerimentos pode durar até dois meses.
A matéria continua após a publicidade
O órgão ainda informou que, durante este período, os veículos serão emplacados com a placa do sistema atual com três letras e quatro números. "A data de início do emplacamento com o novo modelo, com quatro letras e três números, será amplamente divulgada, nos próximos dias, por meio do portal do Detran-MG, redes sociais e veículos de comunicação", esclarece a nota.
A Resolução nº 780/2019 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), de julho do ano passado, determina a adoção do novo modelo de placas de identificação veicular (PIV) a partir de 31 de janeiro de 2020. Segundo o Ministério da Infraestrutura, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) que não aderir ao novo padrão, não conseguirá emplacar novos veículos.
A nova placa será obrigatória apenas nos casos de primeiro emplacamento. Para quem tiver o modelo antigo, a troca deverá ser feita no caso de mudança de município ou unidade federativa; roubo, furto, dano ou extravio da placa e nos casos em que haja necessidade de instalação da segunda placa traseira.
Nas outras situações, a troca da placa cinza pela do padrão Mercosul não é obrigatória. Com isso, os carros com a atual placa cinza podem continuar assim até o fim da vida útil do veículo.
O novo modelo apresenta o padrão com quatro letras e três números, o inverso do modelo atualmente adotado no país, com três letras e quatro números. O novo modelo permite mais de 450 milhões de combinações, o que, considerando o padrão de crescimento da frota de veículos no Brasil, pode levar por mais de 100 anos.
