Cuidados com a alimentação antes e depois de uma cirurgia

O sucesso de uma cirurgia está relacionado não só com a escolha do médico e com os cuidados do pós-operatório. O período antes da cirurgia também é decisivo para que o corpo esteja pronto para o procedimento.

A matéria continua após a publicidade

Nesse sentido, a alimentação antes e depois da cirurgia pode ajudar na cicatrização e aumentar a imunidade, requerendo alguns cuidados especiais.
Pronta para saber mais sobre o assunto? Continue sua leitura até o final!
Alimentação indicada no pré-operatório
O período pré-operatório também é essencial para garantir o sucesso final da cirurgia, aumentando a imunidade da paciente e contribuindo para sua cicatrização.
Uma alimentação bem equilibrada e focada em alimentos que aumentem a imunidade é muito benéfica, contribuindo para os seguintes fatores:
·        Diminui as chances de complicações;
·        Ajuda a obter os resultados desejados;
·        Promove uma melhor recuperação da cirurgia;
·        Prepara melhor o organismo para o procedimento invasivo.
 
Além disso, o equilíbrio da alimentação irá diminuir os efeitos negativos da ansiedade e das variações hormonais que podem atingir o corpo e comprometer sua homeostase (equilíbrio).
Quais são os alimentos mais indicados no pré-operatório?
Antes mesmo da cirurgia você pode focar em uma alimentação rica em certos alimentos, garantindo ainda mais saúde para o procedimento.
Confira a lista de alimentos mais indicados antes da cirurgia:
1.   Peixes e proteínas magras
Os peixes são fontes excelentes de ômega 3 e também estimulam a produção de colágeno tecidual, contribuindo para a cicatrização. As carnes magras (como alcatra, peito de frango e contra filé) também são as queridinhas, promovendo os processos cicatriciais.
2.   Derivados do leite
Se você não tiver alergias, os derivados do leite são uma ótima opção para detoxificar o organismo – desde que não se tratem de versões mais gordurosas.
Nesse sentido, o iogurte natural, por exemplo, pode ser um ótimo aliado da dieta antes da cirurgia, deixando a imunidade mais forte e o corpo ainda mais leve.
Evite todos aqueles derivados que forem gordurosos, preferindo leite desnatado e queijo branco.
3.   Vitaminas
Seja antes ou depois da cirurgia, as vitaminas serão cruciais para todo o processo, deixando o corpo bem forte e fazendo com que todos as reações metabólicas ocorram de maneira mais harmônica.
A vitamina C acaba sendo a principal aliada das cirurgias, prevenindo a anemia e ativando uma maior produção de colágeno.
Além de suplementos, é possível caprichar no consumo de alimentos naturais como as frutas cítricas (laranja, limão e kiwi), espinafres, pimentão e brócolis, aproveitando todos os benefícios!
4.   Gorduras saudáveis
 
Hoje em dia já sabemos que existem gorduras boas e ruins, e que nem todas elas são as vilãs da saúde.
Nesse sentido, os ácidos graxos, óleos de origem vegetal, e alimentos ricos em ômega 3 são maravilhosos para evitar a inflamação do corpo e ajudar na cirurgia.
Opte pelos seguintes alimentos: oleaginosas, abacate, salmão e margarina.
Se você tiver mais dúvidas sobre quais alimentos ingerir, faça todas as perguntas durante sua avaliação médica, optando sempre por expor seus anseios ao cirurgião.
Alimentação depois da cirurgia
E depois da cirurgia, como deve ser a alimentação?
Após sua cirurgia plástica, principalmente aquelas que envolvem procedimentos estéticos, a cicatrização precisa ser bem cuidada, evitando qualquer deformidade ou irregularidade que comprometa o sucesso final da cirurgia.
Por isso, os alimentos ingeridos devem focar na cicatrização interna, evitar inflamações e proporcionar o máximo de saúde. Confira a lista de indicações a seguir.
Quais os alimentos mais indicados no pós-operatório?
 
Confira as dicas de alimentação depois da cirurgia plástica:
1.   Coma abacate
O abacate é uma fruta maravilhosa para estimular a cicatrização e evitar que se formem aqueles temidos queloides, capazes de acabar com a auto estima de qualquer mulher.
Além disso, sua gordura benéfica para a saúde previne problemas cardiovasculares e soma ainda mais vantagens para todo o organismo.
2.   Evite frutos do mar
Evite comer frutos do mar por pelo menos um mês após a cirurgia. Tais alimentos estão bastante relacionados com processos inflamatórios e podem causar danos sérios para o organismo, acabando com a cicatrização natural.
3.   Não tenha uma dieta rica em sódio
Fique longe dos alimentos que possuem altos índices de sódio ou gorduras maléficas para a saúde, como: congelados, salgadinhos, embutidos, doces, sorvetes, biscoitos e fast foods.
Eles são capazes de aumentar o inchaço corporal, atrapalhando ainda mais a recuperação da cirurgia – graças à retenção de líquidos.
4.   Consuma vegetais roxos
Os vegetais roxos são ricos em antioxidantes e eliminam as substâncias tóxicas, aquelas que estão em excesso ou os radicais livres que podem ser prejudiciais para a pele.
Assim, a beterraba e a berinjela podem ser ótimas para a cicatrização de sua cirurgia, contribuindo de maneira saudável e saborosa para a promoção de saúde.
5.   Não coma pimenta
Apesar de muitas pessoas adorarem uma comidinha bem temperada e com pimenta, é melhor abandoná-la durante o pós-operatório.
A capsaicina presente em sua fórmula pode agredir a pele e acabar com a cicatrização, fique esperta!
Cuidados extras após a cirurgia
Para ajudar ainda mais no pós-cirúrgico, além de focar na alimentação, você pode caprichar nos cuidados tópicos com suas cicatrizes.
Opte pelos produtos mais indicados para seu tratamento e pense que agora não é hora de economizar, prezando ao máximo pelo sucesso de sua cicatrização.
Se estiver com dúvidas, é melhor consultar seu cirurgião! Ele com certeza irá indicar os melhores cremes e pomadas para seu tratamento, levando em consideração o sucesso da cirurgia.
Outros aspectos importantes
O sucesso de uma cirurgia depende de fatores externos e internos, sendo que a alimentação pode ser muito importante para promover imunidade e ajudar na cicatrização, deixando os resultados ainda mais bonitos!
Fique atenta à sua alimentação antes e depois da cirurgia, garantindo cuidados especiais que poderão trazer muitos benefícios para a saúde e para a estética! Aproveite!
Gostou do conteúdo de hoje sobre os cuidados com a alimentação antes e depois da cirurgia? Comente logo abaixo suas dúvidas – estamos prontos para atendê-la!

Siga o canal do Destak News e receba as principais notícias no seu Whatsapp!