Impasse entre a prefeitura de Divinópolis e Polícia Militar compromete a fiscalização do trânsito na cidade

Sem a renovação da parceria, apenas os agentes da Settrans estão atuando em Divinópolis (MG).
 

A matéria continua após a publicidade

A fiscalização do trânsito em Divinópolis feita pela polícia militar, está sendo realizada apenas no que tange a conduta do motorista e as condições do veículo.
Segundo a polícia militar, as infrações administrativas decorrentes de parar e estacionar veículos de forma irregular, como em frente de garagem, essas questões são de medidas municipais e requer que o convênio seja esteja devidamente assinado e aprovado.
Segundo o diretor de comunicação da prefeitura, Evandro Araújo, o convênio está em fase de estudo e de se verificar a viabilidade, principalmente financeira para fazer este convênio.
A Polícia Militar (PM), solicitou a prefeitura um repasse de R$350.000,00 (trezentos e cinquenta mil reais) ao ano, valor questionado pelo executivo.
Segundo o secretário de comunicação da prefeitura de Divinópolis, a prefeitura não concorda com o valor e está buscando informações em outras cidades para ver o que está sendo viabilizado com outros municípios e o que é factível hoje para a prefeitura.
Em Betim, cidade com 170.000 habitantes a mais que Divinópolis, o repasse é de 150.000,00 (cento e cinquenta mil reais) ao ano. Ainda de acordo com a prefeitura, outro fator que está dificultando a renovação do convênio é a dívida do próprio estado com o município.
Segundo a prefeitura, o estado não repassa para o município o que ele tem que repassar, e para que o estado faça algum tipo de atividade, a prefeitura tem que pagar ao estado.
É preciso chegar a um denominador, para que fique bom para ambos os lados.
Ao todo são 38 agentes atuando em escalas de revezamento na fiscalização do trânsito na cidade, segundo a prefeitura, esse número ainda é pequeno; e daí a importância do convênio com a polícia militar.
Segundo o secretário de comunicação da prefeitura, pela presença ostensiva que a polícia militar tem na cidade, isso beneficiaria muito a fiscalização e o acompanhamento do trânsito na cidade.
Até outubro passado eram 140.000 veículos registrados em Divinópolis, com a parceria das unidades integradas de trânsito, a população só tem a ganhar.
Segundo a polícia militar, o trânsito acaba refletindo na qualidade de vida das pessoas, o trânsito, ao mesmo tempo que é fácil, é difícil de lidar, porque as unidades de trânsito cantam muito com a colaboração das pessoas.
O comando da 7ª RPM (Região da Polícia Militar), informou que a variação de valores, acompanha a dinâmica de cada cidade. Ou seja, cada cidade tem uma rotina de veículos.

Siga o canal do Destak News e receba as principais notícias no seu Whatsapp!