Centenas de pessoas estiveram nesta terça-feira (29), no Hospital Sírio-Libanês, na Capital Paulista, para se despedirem de Wanessa Portugal, advogada e CEO da Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, que faleceu após lutar contra o câncer.
A matéria continua após a publicidade (Clique na imagem e conheça nossa linha de produtos)

O início do velório foi marcado pela oração de Dom Sérgio de Deus Borges, bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo. “A fé nos apresenta o caminho seguro, um caminho que é Jesus Cristo. Jesus a acolheu aqui nessa terra e a acolherá entre os seus no céu”, disse Dom Sérgio.
Dom João Bosco Óliver de Faria, arcebispo emérito de Diamantina (MG), presidiu uma missa de corpo presente, co-celebrada por Dom Carmo João Rhoden, bispo emérito de Taubaté (SP). Ao lado dos dois, também concelebraram: Dom Hugo da Silva Cavalcante, segundo vice-presidente da Pró-Saúde; padre Guanair Silva Santos, conselheiro da entidade; padre Antônio Robson Gonçalves, vigário geral da Diocese de Mogi das Cruzes (SP) e primeiro vice-presidente da Pró-Saúde; padre Luiz Cláudio, da Diocese de Taubaté/SP, cônego Ronaldo de Souza Menezes, conselheiro; e padre Fernando da Silva Moreira, capelão do Hospital Sírio-Libanês.
Durante a homilia, Dom João Bosco destacou a importância de vivenciar os momentos intensamente, pois o nosso tempo na Terra é limitado. O arcebispo lembrou que “a morte não é o fim, mas o começo de uma vida eterna, de domingos sem segunda-feira, de festas sem ressaca e de férias sem fim”.
Paulo Skaf, presidente da FIESP, compareceu ao velório e lembrou dos momentos em que Wanessa Portugal dirigiu a Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo e Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP/FIESP). “Durante o período que trabalhou conosco, mostrou-se ser uma pessoa muito séria, dedicada, competente, simpática e carismática. Tenho certeza que como ela era uma pessoa do bem e sempre procurava ajudar as pessoas, essa nova vida em outra dimensão será positiva para ela”, comentou Skaf. Fernando Jafet, diretor de Eventos da FIESP e o jornalista Raul Jafet também estiveram presentes no velório.
Marcello Cusatis, ex-secretário de Saúde de Mogi das Cruzes (SP), também compareceu ao velório e prestou condolências à família e aos amigos. A Diretoria Executiva da Pró-Saúde, gerentes e colaboradores da entidade também se despediram de Wanessa Portugal. O local ficou repleto de coroas de flores com mensagens de pesar e homenagens de autoridades.
