A Cemig lançou o projeto Prédios do Amanhã, que disponibiliza recursos que superam R$ 70 milhões para que municípios mineiros realizem a troca de equipamentos de iluminação e de condicionamento ambiental. A iniciativa, que já está disponível no site da companhia, tem como objetivo incentivar a adoção de práticas mais sustentáveis e ajudar as prefeituras a reduzirem os gastos com energia elétrica.
Para isso, a Cemig disponibilizará, para substituição, 300 mil lâmpadas de LED, 30 mil refletores e mais de 10 mil aparelhos de ar condicionado. Todos os equipamentos antigos – que devem ser ineficientes – serão recolhidos para o descarte ambientalmente correto, de acordo com a legislação ambiental.
Conforme explica o engenheiro de eficiência energética da Cemig, Francisco de Assis Figueredo Neto, os equipamentos serão gratuitos para os municípios. A Cemig arcará, ainda, com o custo dos serviços das substituições de refletores e aparelhos de ar condicionado, contudo, em contrapartida, as prefeituras municipais deverão fazer a instalação das novas lâmpadas de LED.
“Nós acreditamos que essa é uma excelente oportunidade para as prefeituras mineiras tornarem suas instalações mais sustentáveis, modernas e econômicas. Além de equipamentos mais eficientes, de última geração, essa iniciativa significa mais segurança para os prédios públicos municipais e conforto para servidores e toda a população que frequenta os prédios sob gestão das prefeituras”, afirma.
Quais instituições podem ser beneficiadas?
De acordo com o regulamento do projeto Prédios do Amanhã, podem participar diferentes edificações, como é o caso de sedes administrativas dos poderes Executivo e Legislativo municipais; centros administrativos municipais; unidades educacionais, sendo elas escolas, colégios, creches, CMEIs, CEMEIs e UMEIs; centros esportivos, como ginásios, estádios, complexos poliesportivos e quadras esportivas; museus; bibliotecas; instituições de longa permanência para idosos; laboratórios clínicos; aeroportos; e terminais rodoviários.
Para participar, as prefeituras deverão fazer levantamentos dos equipamentos que podem ser substituídos, de acordo com as regras do edital. A Cemig disponibilizará um sistema para que os gestores responsáveis pelos municípios enviem os pedidos de equipamentos. O regulamento e o sistema do projeto Prédios da Amanhã estão disponíveis no site da Cemig, em:
www.cemig.com.br/programa-sustentabilidade/predios-do-amanha/.
Programa de Eficiência Energética
Essa iniciativa faz parte do Programa de Eficiência Energética (PEE) da companhia, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Ao longo de mais de 25 anos, o PEE da Cemig já investiu mais de R$ 1,1 bilhão em diversos projetos nos 774 municípios da área de concessão da companhia.
Essas iniciativas foram responsáveis por evitar a emissão de mais de 525 mil toneladas de CO2 na atmosfera, e promover uma economia de 7.500 GWh, o que é suficiente para abastecer 4,8 milhões de famílias em um ano.