Chile confirma primeiro caso de gripe aviária em humanos e investiga fonte de contágio

O Chile confirmou o primeiro caso de gripe aviária em humanos no norte do país, nesta quarta-feira (29). O vírus H5N1, também conhecido como gripe aviária, foi detectado anteriormente em aves silvestres, lontras e lobos-marinhos em 13 das 16 regiões do país desde dezembro de 2022.

O paciente infectado é um homem de 53 anos, que foi acometido por um quadro severo de gripe. Ele está atualmente em condição estável, mas gravemente doente. O Ministério da Saúde já iniciou investigar para descobrir a fonte do contato do paciente com o vírus e para determinar se há outros infectados que permanecem em contato próximo com o paciente.

Os sintomas da gripe aviária em humanos incluem tosse, febre acima de 38°C, diarreia e outros sintomas semelhantes aos da gripe comum. O vírus é transmitido principalmente por aves ou mamíferos marinhos e é altamente contagioso.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) pediu às autoridades que permaneceram vigilantes em relação ao risco de transmissão da doença a mamíferos, após detectar casos em raposas, lontras e leões-marinhos no início de fevereiro.

Continua após a publicidade

O primeiro caso do vírus em animais foi registrado na cidade de Arica, na fronteira com o Peru. Na semana passada, o Serviço Agrícola e Pecuário do Chile identificou um caso de gripe aviária em uma planta industrial no sul do país, levando ao sofrimento de cerca de 50.000 aves.

As autoridades chilenas estão trabalhando em estreita colaboração com a OMS e outros organismos internacionais para conter a tendência da doença. A população é aconselhada a tomar precauções e manter a higiene pessoal para minimizar o risco de contaminação.

Siga-nos no Instagram, Facebook, Twitter e entre para nosso grupo no WhatsApp

Continua após a publicidade

@destaknewsbrasiloficial

https://www.facebook.com/PortalDestakNews

@DestakNewsTwitter

Continua após a publicidade

https://chat.whatsapp.com/HB8ogHnRJosFRpGoWt3ffc

Siga o canal do Destak News e receba as principais notícias no seu Whatsapp!