Cinco mandados de busca e apreensão são cumpridos em Itapecerica nesta quinta-feira (17).
A Polícia Federal (PF) de Divinópolis cumpre, nesta quinta-feira (17), cinco mandados de busca e apreensão em uma operação de combate a fraudes no programa "Farmácia Popular do Brasil". As Informações são do G1.
A investigação começou após a PF receber denúncias de que a proprietária de uma farmácia em Itapecerica usava dados de pessoas, sem o conhecimento delas, e simulava a venda de medicamentos para conseguir recursos volumosos da Farmácia Popular.
A PF então constatou que os valores recebidos eram totalmente incompatíveis e desproporcionais pelo tamanho do estabelecimento.
Diante da situação, a PF solicitou os cinco mandados de busca e apreensão, sendo concedidos pela Justiça Federal de Divinópolis.
As buscas são feitas em endereços de pessoas ligadas a fraude, além da própria farmácia, onde também foi realizada uma fiscalização por técnicos da Auditoria do Sistema Único de Saúde (AudSUS).
Conforme a Polícia Federal, a Justiça Federal também determinou o bloqueio de R$ 1,8 milhão em bens da proprietária da farmácia, correspondente ao que até agora foi apurado da fraude.
O relatório produzido pelos técnicos do AudSUS irá quantificar os valores desviados indevidamente dos cofres públicos.
A PF informou que, se condenados, os investigados irão responder pelos crimes de estelionato majorado (art. 171, § 3º do Código Penal, com pena de 1 a 5 anos de reclusão e aumento de um terço) e associação criminosa (art. 288 do Código Penal, que prevê pena de 1 a 3 de reclusão).