Virada Cultural volta às ruas de SP com festa e registro de arrastões e furtos de celular

Grupo promoveu furtos durante show de Margareth Menezes no Palco Viaduto do Chá, no centro da capital; três suspeitos foram detidos

Após um início de programação tranquilo na Virada Cultural, um grupo promoveu uma série de arrastões durante o show da cantora Margareth Menezes no Palco Viaduto do Chá, por volta das 21 horas. Mais de 20 homens entraram em fila na multidão, pulando e furtando quem assistia ao espetáculo. O público demorou para entender o que estava ocorrendo, uma vez que os criminosos passaram muito rapidamente. A princípio, parecia apenas um grupo de jovens aproveitando o show. Três suspeitos foram detidos.

Thiago Rodrigues dos Santos, de 25 anos, havia acabado de chegar na Virada Cultural quando teve seu celular arrancado da mão enquanto filmava a apresentação da cantora. Ele relatou que apenas sentiu um empurrão e, quando percebeu, seu aparelho já havia sido furtado.

ctv-zfv-img 3081-1
Guarda Civil recebeu casos de dezenas de pessoas que tiveram seus pertences roubados durante apresentação no Centro Foto: Renata Mesquita/Estadão

Mais tarde, por volta das 22h30, arrastões voltaram a tomar conta da Virada no centro, provocando correria entre o público. A situação chegou ao ponto de membros da equipe responsável pelo bar do evento levantarem garrafas de vidro vazias para se defender. Os portões de controle de entrada à pista de shows foram fechados por um breve período.

Continua após a publicidade

No momento da correria, a Guarda Civil Metropolitana (GCM) estava dispersa e distante do público dos palcos, nas laterais, o que dificultou a reação. Após o ocorrido, a Polícia Militar prendeu três suspeitos de envolvimento no arrastão. Os jovens foram reconhecidos por duas testemunhas como participantes do grupo. 

Segundo a PM, eles foram levados à 77ª Delegacia de Polícia. "Por enquanto, só tivemos notícia de um arrastão", informou o Sargento Serafim, responsável pelo setor de imprensa da corporação, durante a noite.

Anhangabaú

Relatos nas redes sociais também dão conta da violência nos arredores do Anhangabaú durante a Virada e ficaram nos trendings topics do Twitter neste domingo. Diversas pessoas falaram sobre arrastões constantes durante os shows e algumas disseram ter visto espancamento durante as abordagens. Há relatos de pessoas que estavam a caminho dos shows, mas desistiram de ir ao encontrar vítimas de violência próximos à estação de metrô da região.

A violência durante a noite deste sábado desencorajou dezenas de pessoas a irem para os shows marcados para este domingo (29), e rendeu críticas à falta de segurança na região. As principais atrações marcadas no Palco Viaduto do Chá são Luísa Sonza, as 15h, e Planet Hemp, as 17h30.

Continua após a publicidade

Revista policial e cautela com celulares

Por volta das 17h30, o público começou a se reunir aos poucos e sem maiores aglomerações em frente ao palco do Viaduto do Chá para esperar o show de abertura, reservado ao cantor Vitor Kley

Brigas foram registradas durante o show do funkeiro Kevinho, no palco do Viaduto do Chá, no centro da cidade.

Continua após a publicidade

Siga o canal do Destak News e receba as principais notícias no seu Whatsapp!