Os dois designs foram enviados ao escritório europeu no dia 3 de junho. No dia 11, foram concedidos à marca os “direitos exclusivos em todos os atuais e futuros Estados Membros da União Europeia”. No entanto, a autorização legal expira em cinco anos, e pode ser renovada por um máximo de 25.
Nas página de cadastros de ambos os carros no Escritório de Propriedade Intelectual da União Europeia, a Great Wall Motors não fez referência nenhuma ao clássico criado por Ferdinand Porsche ou à Volkswagen. A montadora credita a criação do modelo a 11 profissionais chineses envolvidos no projeto.
A Volkswagen não se pronunciou sobre o registro de patentes em ambiente europeu. No entanto, ainda na época do Salão de Xangai, a montadora alemã afirmou em nota ao site Carscoops que iria entrar na Justiça contra a empresa chinesa. “Nós verificamos esta questão no que diz respeito a quaisquer violações do modelo de utilidade ou direitos de design da Volkswagen AG, e nos reservamos o direito de tomar todas as medidas legais necessárias”, apontou.
Só que há um porém: processar uma marca chinesa por violação de direitos autorais é um esforço notoriamente difícil, que consome bastante tempo, dinheiro e com o risco de retaliação. Isso porque, se a empresa local tem o apoio do Estado chinês, isso significa que os negócios da Volkswagen Group na China podem, de repente, se deparar com obstáculos complicados, e a alemã talvez não queira esse tipo de aborrecimento.
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‘Clone’ chinês e elétrico do Fusca, apresentado no Salão de Xangai, é patenteado na Europa. Imagem: Auto Evolution/Reprodução[/caption]
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‘Clone’ chinês e elétrico do Fusca, apresentado no Salão de Xangai, é patenteado na Europa. Imagem: Auto Evolution/Reprodução[/caption]
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‘Clone’ chinês e elétrico do Fusca, apresentado no Salão de Xangai, é patenteado na Europa. Imagem: Auto Evolution/Reprodução[/caption]
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‘Clone’ chinês e elétrico do Fusca, apresentado no Salão de Xangai, é patenteado na Europa. Imagem: Auto Evolution/Reprodução[/caption]
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‘Clone’ chinês e elétrico do Fusca, apresentado no Salão de Xangai, é patenteado na Europa. Imagem: Auto Evolution/Reprodução[/caption]
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‘Clone’ chinês e elétrico do Fusca, apresentado no Salão de Xangai, é patenteado na Europa. Imagem: Auto Evolution/Reprodução[/caption]
‘Clone’ chinês e elétrico do Fusca, apresentado no Salão de Xangai, é patenteado na Europa. Imagem: Auto Evolution/Reprodução[/caption]
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‘Clone’ chinês e elétrico do Fusca, apresentado no Salão de Xangai, é patenteado na Europa. Imagem: Auto Evolution/Reprodução[/caption]
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‘Clone’ chinês e elétrico do Fusca, apresentado no Salão de Xangai, é patenteado na Europa. Imagem: Auto Evolution/Reprodução[/caption]
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‘Clone’ chinês e elétrico do Fusca, apresentado no Salão de Xangai, é patenteado na Europa. Imagem: Auto Evolution/Reprodução[/caption]
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‘Clone’ chinês e elétrico do Fusca, apresentado no Salão de Xangai, é patenteado na Europa. Imagem: Auto Evolution/Reprodução[/caption]
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‘Clone’ chinês e elétrico do Fusca, apresentado no Salão de Xangai, é patenteado na Europa. Imagem: Auto Evolution/Reprodução[/caption]