
- 15/05/2025 - Itapecerica/MG
A Organização Mundial de Saúde (OMS) pretende incluir a velhice na Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID). A mudança vai ocorrer na 11º edição do CID, que deve ser publicada em janeiro de 2022 e se tornar oficial em um prazo de dois anos.
Robert Jakob, que chefia a equipe de classificação dos termos da OMS, diz que a mudança não torna a velhice uma doença, mas sim uma condição e que na prática pouca coisa muda. A confusão ocorre pois a CID é usada como classificação de doenças.
A matéria continua após a publicidade
O CID é publicado desde 1900 e já passou por diversos ajustes. A próxima edição será a de número 11 e deve contar com a mudança. “Há mais de uma década em desenvolvimento, a CID-11 oferece melhorias significativas em relação às versões anteriores. Pela primeira vez, é completamente eletrônica e possui um formato que facilita seu uso. Houve um envolvimento sem precedentes de profissionais de saúde, que se juntaram em reuniões colaborativas e submeteram propostas. A equipe da CID na sede da OMS recebeu mais de 10 mil propostas de revisão”, disse o presidente da OMS, Tedros Adhanom, no anúncio.
Siga-nos Também no Instagram: @destaknews
