
- 01/05/2025 - Itapecerica/MG
Alexandre Kalil (PSD) recebe nesta quarta-feira (28), na sede do Executivo municipal, prefeitos de outros municípios da região metropolitana de Belo Horizonte. No encontro, é debatido o retorno presencial das aulas.
Acompanham a reunião secretários municipais de educação e membros do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).
A matéria continua após a publicidade
Volta às aulas
Belo Horizonte autorizou a volta das aulas presenciais para o ensino infantil (crianças de 0 a 5 anos e 8 meses). Em escolas particulares, as atividades voltaram na última segunda-feira (26). O ensino público retorna a partir da próxima segunda-feira (3).
O retorno, no entanto, é questionado pelo Sindicato dos Trabalhadores da Educação da Rede Pública de Belo Horizonte (Sind-Rede/BH). Alguns dos professores representados pela categoria entraram em greve sanitária (paralisação motivada pela ausência de condições de trabalho).
Protocolos
Para o retorno às aulas, uma série de protocolos deverá ser seguida. Entre os principais pontos, está o tempo máximo de permanência do aluno na escola de quatro horas, uso obrigatório de máscara, dentro e fora das salas de aula, e uso próprio e individual de copos ou garrafas de água tanto para alunos quanto para funcionários.
A portaria estabelece também que devem ser instaladas pias para lavagem de mãos na entrada da escola ou outros dispositivos para higienização, como dispensers de álcool em gel. As salas de aula poderão ser para até 12 alunos. Parquinhos são permitidos para crianças de 3 a 8 anos.
Os alunos que não puderem retomar as atividades presenciais devem receber atividades para serem feitas de forma remota. O maior número de dias de aulas presenciais deve ser para os alunos em processo de alfabetização ou com dificuldades de estudos mediados.
Siga-nos Também no Instagram: @destaknews

Siga-nos no Instagram, Threads, Facebook, Twitter e entre para nosso grupo no WhatsApp
Leia também
DN