O presidente da Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais, Wirley Reis, se reuniu na tarde desta terça-feira (27) com o promotor de Justiça e coordenador da Promotoria Estadual de Defesa do Patrimônio Cultural e Turístico de Minas Gerais, Marcelo Mafra, em Belo Horizonte.
A matéria continua após a publicidade
O presidente, que é prefeito do município de Itapecerica, estava acompanhado pela secretária-geral da associação, Ana Alcântara, e do assessor jurídico da entidade, o advogado Rogério Moreira.
Durante o encontro foram abordados temas e projetos comuns entre as entidades, além de parcerias a serem viabilizadas ao longo do ano, como cursos remotos voltados para gestores das cidades históricas no âmbito da preservação do patrimônio e a qualificação de servidores públicos das prefeituras parceiras com foco nesse setor.
[caption id="attachment_86954" align="alignnone" width="561"]
Rogério Moreira, Ana Alcântara, Marcelo Maffra e Wirley Reis (Foto: Divulgação)[/caption]
Outro assunto tratado foi o cadastramento de projetos das cidades históricas na Plataforma Semente, do Ministério Público, que atualmente se encontra em manutenção. Wirley Reis solicitou que, tão logo a plataforma seja atualizada, seja realizado treinamento remoto para que gestores das cidades históricas tenham maior domínio da ferramenta e de seus canais.
Na Plataforma os municípios podem cadastrar projetos nas áreas de patrimônio cultural e ambiental, como a restauração de igrejas que se encontram em situação de risco, bem como projetos relacionados ao patrimônio arqueológico, espeleológico e imaterial das cidades históricas de Minas Gerais.
Também fizeram parte da pauta da reunião projetos em curso pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, que beneficiam as cidades históricas, como o Luzes do Patrimônio e o Cabeamento Subterrâneo dos centros históricos dos municípios mineiros.
Siga-nos Também no Instagram: @destaknews