
- 18/05/2025 - Itapecerica/MG
Início
Destaque
Veja a Previsão para o inverno de 2020 que começou neste sábado (20)
21/06/2020 16:16
362 Visitas
Durante a estação, não vai haver influência de nenhum fenômeno oceânico-atmosférico como El Niño e nem La Niña. O oceano Pacífico Equatorial Leste esfriou em relação ao verão, mas os principais centros de de monitoramento desses fenômenos concordam que ainda existe uma situação de neutralidade em relação à temperatura da superfície do mar no Pacífico Equatorial Leste. É esta neutralidade que deve prevalecer durante todo o período de inverno de 2020.
O resfriamento que está ocorrendo no Pacífico não deve ter impacto relevante na atuação das frentes frias no Brasil durante este inverno.
A matéria continua após a publicidade
Anomalia da temperatura superficial da água do mar
A temperatura acima da média no oceano Atlântico Norte foi Observada durante todo o verão e o Outono do Hemisfério Sul. isso fez com que a zona de convergência intertropical ficasse mais ativa sobre o norte nordeste do Brasil provocando chuva mais mais frequente no norte do nordeste. o Atlântico Norte ainda está com temperatura acima do normal, o que vai fazer com que a chuva na costa norte do nordeste se prolongue além do período normal.
Inverno de 2020 será com a característica seca acentuada e com poucos eventos de frio que irão realmente chamar a atenção da população no centro-sul do BR; A secura do ar se torna um fator ainda mais preocupante neste inverno com a pandemia de coronavírus.
Durante o inverno de 2020, as fortes correntes de ventos, entre 10 km e 15 km de altitude, que fazem o papel de “porteiras” para a entrada das massas de ar frio vindas da Antártica, vão ficar, em média, abaixo da posição climatológica normal para a estação. Isto vai dificultar a expansão do ar frio pelo interior do Brasil.
Assim, a maior parte das massas polares que avançarem até o Brasil vão atuar com força sobre os estados da Região Sul, especialmente o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, chegando enfraquecidas ao Sudeste. Várias destas massas polares vão passar pelo Sul do Brasil, mas não vão conseguir avançar para o Centro-Oeste e nem até o norte de Minas Gerais, por exemplo.
*Com Informações: Clima Tempo
