A estratégia estabelecida pelo governador Romeu Zema teve início no dia 3/4, a partir do mapeamento de respiradores estragados e inutilizados em estabelecimentos hospitalares em todo o estado. Eles foram recolhidos e estão sendo consertados e devolvidos, sem custo, para os seus respectivos donos. Além disso, alguns equipamentos poderão ser realocados, mediante disponibilidade, em áreas estratégicas determinadas pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG).
“Essas entregas fazem parte da ampliação assistencial com foco no tratamento da covid-19. Com a recuperação desses respiradores, ampliaremos a estrutura da prestação de serviço de Minas Gerais, o que é extremamente positivo", afirma o secretário de Saúde, Carlos Eduardo Amaral.
A logística de busca para reparo e destinação dos respiradores está sendo coordenada pela Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), que atuou em conjunto com as secretarias de Estado de Saúde (SES) e de Planejamento e Gestão (Seplag). A manutenção e recuperação dos respiradores está sendo realizada, sem custo, graças aos parceiros: Fiat, ArcelorMittal, Serviço Social da Indústria (Sesi) e Sistema Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Até o momento, foram recolhidos 447 aparelhos e 197 já passaram por manutenção.
O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Giovanne Gomes da Silva, detalha o trabalho estratégico realizado pela instituição.
“Recebemos a determinação do governador para que os policiais militares se deslocassem a todas as unidades hospitalares, indicadas pela Secretaria de Saúde, que tinham respiradores estragados ou que não estavam sendo utilizados. Nós, em uma operação de guerra, trouxemos todos os respiradores para a Academia da Polícia Militar e depois enviamos para os locais de manutenção. Agora, estamos na fase de devolução dos aparelhos que serão utilizados para salvar vidas, que é o nosso maior objetivo”, ressalta o comandante.
Entregas
A entrega dos respiradores teve início no dia 18/5. No dia seguinte, o governador Romeu Zema esteve em Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, para a entrega oficial de dez aparelhos para o município. Eles foram redirecionados para o município com o objetivo de fortalecer a estrutura de saúde da região. A estratégia também foi adotada no envio de outros nove equipamentos para Diamantina, no Alto Jequitinhonha.