Força-tarefa do MPMG vai orientar atuação emergencial e preventiva relacionada às chuvas que atingem Minas Gerais

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) constituiu uma força-tarefa para acompanhar e tomar medidas em relação às consequências das fortes chuvas que atingiram o estado nos últimos dias. O grupo também vai atuar preventivamente, uma vez que há previsão de que novos temporais aconteçam, esta semana, em diferentes regiões mineiras.

A matéria continua após a publicidade

 
A formação da força-tarefa foi definida pelo procurador-geral de Justiça, Antônio Sérgio Tonet, em reunião na manhã desta segunda-feira, 27 de janeiro, com a Administração do MPMG e coordenadores das áreas que a comporão – Direitos Humanos, Saúde, Habitação e Urbanismo, Patrimônio Público, Criança e Adolescente, Meio Ambiente, Defesa da Fauna, Inclusão e Mobilização Social, Ouvidoria.
Cada coordenadoria desenvolverá um roteiro de atuação simples e objetivo a ser enviado para os promotores de Justiça das comarcas impactadas pelas chuvas. O material será disponibilizado também na intranet do MPMG.
“Além de nortear medidas práticas e efetivas nesse momento, a formação do grupo reforça para as Promotorias de Justiça o apoio que eles terão da instituição tanto no que diz respeito ao socorro emergencial quanto à prevenção em locais com risco iminente”, explicou Tonet.
Promotores de Justiça deram exemplos de possíveis atuações do MPMG, que vão desde garantir junto às administrações municipais a efetivação de planos de emergência, até a orientação e fiscalização da aplicação de recursos emergenciais com dispensa de licitação.
Reunião e sobrevoo No domingo, dia 26, Tonet participou de reunião com o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, o governador de Minas, Romeu Zema, os presidentes da ALMG, Agostinho Patrus, e do TJMG, Nelson Missias, prefeitos de municípios da RMBH, representantes da Defesa Civil, PM, Corpo de Bombeiros e outras autoridades, para discutir a adoção de medidas emergenciais e alocação de recursos para socorrer as vítimas. O procurador-geral de Justiça também sobrevoou cidades da Zona da Mata atingidas pelas chuvas.

Siga o canal do Destak News e receba as principais notícias no seu Whatsapp!