A Polícia Civil faz operação em São Paulo hoje (4) contra organização criminosa especializada em golpes em mulheres por meio de redes sociais e aplicativos de relacionamentos.
A matéria continua após a publicidade
A Operação Dom Juan cumpre 11 mandados de prisão, nove contra nigerianos e duas brasileiras, na capital paulista e região metropolitana. Até as 7h, 4 pessoas já haviam sido presas. Um dos integrantes desse bando, também nigeriano, foi preso neste ano em Brasília.
Segundo o Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), os envolvidos criavam perfis de militares norte-americanos, médicos ingleses ou empresários europeus, com “fotos de homens de olhos azuis e de boa figura” com o objetivo de vir para o Brasil e encontrar sua alma gêmea.
Assista na reportagem da GloboNews
[playlist type="video" ids="6283"]“Mas para que isso se realize alegam precisar da ajuda da pretendente, que acaba transferindo suas economias para os golpistas”, diz a Polícia Civil.
A operação foi desenvolvida pela equipe da 4ª Delegacia DIG (Investigações sobre Crimes Cometidos por Meios Eletrônicos) e conta com 91 policiais e 44 viaturas.
Também estão sendo realizadas buscas em 16 locais na cidade de São Paulo, dois imóveis no município de Santa Isabel, e uma casa em Osasco. O objetivo é recolher material utilizado nos golpes.