A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) realizou nessa segunda-feira (7) a Operação Captis na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). O objetivo do trabalho foi retirar das ruas os criminosos que possuem mandados de prisão em aberto por prática de crimes violentos, a exemplo de roubo, homicídio, estupro e tráfico drogas. Nove pessoas foram presas e uma conduzida por posse de drogas.
A matéria continua após a publicidade
A ação policial foi realizada em Belo Horizonte, Sarzedo, Ibirité, Mário Campos, Ribeirão da Neves e Contagem. Ao todo, 70 policiais civis, 15 viaturas e o helicóptero da PCMG foram empenhados no trabalho. Segundo o Chefe do 2º Departamento de Polícia Civil em Contagem, Delegado Rodrigo Bustamante, a ideia inicial não é só trazer a sensação de segurança para a população de Minas Gerais. Com a Polícia presente nas ruas, "queremos retirar da sociedade os criminosos que, reiteradamente, estão praticando crimes violentos", explicou Bustamante.
O Delegado informou que o trabalho de Inteligência da Polícia Civil, por meio da Delegacia Regional em Ibirité, conseguiu identificar 15 alvos para cumprimento de prisão. Dos nove presos hoje, quatro já estão no Sistema Prisional, em Ibirité, e estavam fomentando a prática de crimes de dentro do presídio.
"A Operação Captis tem como principal fundamentação a captura de criminosos que estão, de alguma forma, trazendo o terror e o pânico à população da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Retirar os criminosos da sociedade é muito mais efetivo do que apenas levar a atuação policial nas ruas", frisou Bustamante. As operações vão continuar no âmbito do 2º Departamento de Polícia Civil.
Assista a coletiva com o Delegado Rodrigo Bustamante
Tiroteio em bar de Ibirité
Na madrugada do dia 29 de setembro, um tiroteio deixou um homem morto e cinco pessoas feridas em um bar no bairro Jardim das Rosas, em Ibirité. De acordo com o Delegado Rodrigo Bustamante, durante a Operação Captis foram feitas diligências no local a fim de colher informações que vão subsidiar as investigações para determinar a autoria desse crime.
"As investigações vão continuar por meio da Operação Captis. A Polícia Civil tem essa preocupação, pois essa foi só a primeira fase de outras que virão, todas elas com atuação em cidades que fazem parte da RMBH, como Contagem, Betim, Ribeirão das Neves, Ibirité, Juatuba e outras Delegacias que fazem parte dessa circunscrição regional. A PCMG vai trabalhar de forma incansável para retirar esses criminosos de circulação", finalizou o Delegado.
Siga o canal do Destak News e receba as principais notícias no seu Whatsapp!