Polícia Civil emite identidades para cidadãos atingidos em Brumadinho (MG)

Necessária para exercer e garantir a cidadania dos cidadãos, a carteira de identidade também foi uma das perdas das pessoas atingidas pelo rompimento da Barragem Córrego do Feijão. Atenta a esta necessidade e com o objetivo de garantir os direitos dos atingidos, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) iniciou neste domingo (03), em Brumadinho, a emissão de carteiras de identidade. A ação será repetida nesta terça-feira (05).
A matéria continua após a publicidade
No domingo, o atendimento foi realizado na Estação do Conhecimento e emitiu 24 carteiras, já na terça-feira, os trabalhos serão feitos no Parque da Cachoeira, também de 8h30 às 16 horas. O serviço é gratuito para todos os que passarem pela triagem do Serviço Social e forem reconhecidos em situação de vulnerabilidade. Já a primeira via do documento é gratuita para todos. Além disto, para promover a celeridade no processo, as carteiras serão entregues em sete dias corridos, após a emissão, na Delegacia de Polícia Civil em Brumadinho.
O Superintendente de Planejamento, Gestão e Finanças da PCMG, Delegado-Geral Fernando Dias da Silva, reforçou a importância da garantia da cidadania às vítimas. ¿Recebemos a demanda da população e nos mobilizamos de imediato para promover o atendimento. Na situação atual, a necessidade em obter o documento de forma rápida é imprescindível. Por isto, estamos aqui para atender com presteza, agilidade e qualidade e, assim, garantirmos a cidadania de todos. Neste domingo e na próxima terça-feira estamos oferecendo um total de 400 senhas e, ao mesmo tempo, avaliando a real demanda para atender a todos que nos procurarem, inclusive com possibilidade de extensão do serviço por mais dias, caso necessário,¿ explicou.
Para emitir a carteira são necessárias duas fotos 3x4 e a certidão de nascimento ou de casamento originais. A PCMG montou, para o atendimento, estrutura com dez profissionais do Instituto de Identificação, além de equipamentos e materiais para a emissão adequada do documento.

Siga o canal do Destak News e receba as principais notícias no seu Whatsapp!