
- 01/05/2025 - Itapecerica/MG
Ambulâncias do SAMU no Centro-Oeste de MG contam com medicamento capaz de reduzir mortes por infarto
30/08/2018 22:14
902 Visitas
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) conta a partir de hoje com o Tenecteplase – um medicamento trombolítico capaz de contribuir com a diminuição do percentual de mortes por infartos na região de Saúde Ampliada de Saúde (RAS) Oeste, composta por 54 municípios mineiros.
A matéria continua após a publicidade
Segundo índices mensurados pelo Datasus, os agravos cardiovasculares, incluindo o Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) são responsáveis pelo maior número de mortes no país e, por isso, visando cada vez mais o aperfeiçoamento nos atendimentos aos pacientes, o coordenador do SAMU, José Marcio Zanardi definiu junto à equipe, incluir às maletas das USAs, o Tenecteplase.
Ouça a entrevista com José Marcio Zanardi.
[playlist ids="20259"]
“Nós fizemos um investimento com as economias do Consórcio em equipamentos e medicamentos no valor aproximado de R$ 500 mil. Foram comprados monitores novos com marcapasso externo que oferecem a possibilidade de fazer o elétro dentro das ambulâncias, inclusive impresso, para que a equipe possa usar o trombolítico que está a partir de hoje, em todas as nossas sete USAs, à disposição do cidadão. Reforço que, caso haja necessidade de aplicação deste medicamento, nossos profissionais foram treinados adequadamente”, explicou.
Segundo o diretor técnico do SAMU, Marco Aurélio Lobão, ter o Tenecteplase nas ambulâncias significa de fato, reduzir as mortes por infarto na região. Isso porque o medicamento é administrado em dose única, cuja ação no organismo é imediata, atuando sobre o trombo que obstrui a artéria do coração e provoca o Infarto Agudo do Miocárdio. “Isso garante mais chances de vida ao paciente, até a chegada a uma unidade hospitalar para tratamentos intensivos”, ressaltou Lobão.

Siga-nos no Instagram, Threads, Facebook, Twitter e entre para nosso grupo no WhatsApp
Leia também
DN