Falta de repasses do Governo de Minas pode levar à Prefeitura de Itapecerica a adotar medidas indesejadas, diz nota

O governo do Estado de Minas Gerais continua a não cumprir com suas obrigações constitucionais e deixa de repassar aos municípios, os recursos do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) destinados ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

A matéria continua após a publicidade

Os repasses devem ser feitos no segundo dia útil da semana (terça-feira) e, desde abril de 2018, o Estado não tem feito as transferências corretamente, retendo grande parte dos recursos financeiros que deveriam ser destinados às prefeituras que utilizam os recursos para pagar professores e outras despesas da Educação. Já são mais de R$ 2 bilhões acumulados do Fundeb sem repasse e sem uma previsão de quando será regularizado.  Os municípios estão arcando com esses gastos com recursos próprios. A Prefeitura de Itapecerica/MG, divulgou nesta terça-feira (31), uma nota de esclarecimento à população explicando que será inevitável a adoção de medidas indesejadas para contornar a situação.  

Leia abaixo a integra da nota:

É de conhecimento geral que, há meses, o Governo de Minas Gerais não tem repassado regularmente aos municípios os recursos que lhes são de direito: Fundeb, Saúde, ICMS, Piso Mineiro de Assistência Social, transporte escolar, entre outros. Diante da situação crítica, as prefeituras de todo o estado passam por dificuldades para manter em dia as suas contas e para dar andamento aos seus programas e serviços. A dívida do Governo do Estado com os municípios cresce a cada dia e o déficit com Itapecerica já passa de R$ 3,2 milhões. A condição afeta diretamente as ações municipais, prejudicando os investimentos em áreas essenciais como saúde, educação e infraestrutura, ou seja, trazendo prejuízos à população. Prefeituras Algumas prefeituras já estão tomando medidas drásticas motivadas pela falta de repasse de verbas estaduais. A retenção de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), por exemplo, está inviabilizando o pagamento dos salários de professores da rede municipal em algumas cidades. Em muitos municípios já serão parcelados, em agosto, os vencimentos dos educadores referentes à folha de julho.   Em Itapecerica conseguimos, até o momento e com muito esforço, honrar os nossos compromissos e, inclusive, manter o pagamento de todos os servidores em dia com a utilização de recursos próprios. No entanto, o quadro se torna cada vez mais insustentável e, caso a ausência de repasse permaneça, infelizmente será inevitável a adoção de medidas indesejadas para contornar a situação. Lamentamos pela inadimplência do Governo de Minas e esperamos que o Estado cumpra os seus deveres constitucionais, repassando o que é de direito dos municípios e evitando que o trabalho das prefeituras seja inviabilizado.

Siga o canal do Destak News e receba as principais notícias no seu Whatsapp!