Fecomércio MG aponta otimismo do comércio na Black Friday: Comerciantes investem e esperam aumento de vendas de até 40% na data

Expectativa de Vendas Black Friday, realizada pelo Núcleo de Estudos Econômicos da Fecomércio MG, mostra que a data é conhecida por 94,9% das empresas de comércio do estado. Destas, 39,2% participarão das ações de vendas na data; no ano passado 37,9% participaram. A Black Friday acontece no dia 28 de novembro, última sexta-feira do mês.

 

Na opinião da maioria dos empresários do comércio varejista (63,3%), o período de ofertas da Black Friday não interfere nas vendas de Natal e 22,9% notam interferência positiva. Um percentual de 13,7% afirma que há impacto negativo sobre as vendas de Natal. Essa percepção negativa é atribuída principalmente à antecipação das vendas de Natal e à ideia de o cliente estar sem dinheiro por ter comprado na Black Friday.

 

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A pesquisa Expectativa de Vendas Black Friday foi realizada entre os dias 15 e 24/10. Foram avaliadas 413 empresas, sendo pelo menos 39 em cada região de planejamento (Alto Paranaíba, Central, Centro-Oeste, Jequitinhonha-Mucuri, Zona da Mata, Noroeste, Norte, Rio Doce, Sul de Minas e Triângulo). A amostra avaliada perfaz uma margem de erro da ordem de 5,0%, a um intervalo de confiança de 95%.

 

Até o momento de realização da pesquisa, mais de 15% das empresas indicavam que darão descontos acima de 50%, sendo que 35,7% ainda não haviam definido o percentual que irão praticar. Para 63,3% dos empresários, o aumento do volume de vendas esperado deve ser de até 40,0%; para 10,8%, o aumento nas vendas deve superar 50%. Os descontos da Black Friday devem ocorrer em 38,4% das lojas físicas e em 21,9% das lojas virtuais.

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No ano passado, 22,2% das empresas deram descontos acima de 50% resultando em incremento de até 40% de aumento nas vendas para 59,7% das empresas participantes. Em 2025, os descontos foram apontados por 41,1% das empresas como uma ação a ser aplicada no período, assim como promoções e propagandas/divulgações foram bastante citados pelos empresários entrevistados.

A maior parte (58,3%) dos empresários acredita que nada poderá atrapalhar as vendas no período de ofertas. Contudo, 16,6% apontaram para crise econômica/baixo fluxo de vendas e 13,2% disseram que a concorrência pode atrapalhar suas vendas na Black Friday.

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As razões citadas pelas empresas para não aderirem à data de promoções foram, nesta ordem: não querem: 70,6%; data não gera lucro: 15,0%; fluxo baixo de vendas: 14,5%; falta de dinheiro para investir: 14,0%.

 

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Gabriela Martins, economista da Fecomércio MG, explica que em um cenário marcado por juros elevados e pelo alto nível de endividamento das famílias, a Black Friday se apresenta como uma oportunidade estratégica para o comércio varejista mineiro. “A data permite ao consumidor antecipar compras com descontos expressivos, o que pode aliviar a pressão sobre o orçamento familiar e estimular o consumo, aumentando as vendas do varejo. Neste sentido, para os empresários, é uma chance de girar estoque, atrair novos clientes e gerar liquidez. Acrescido a isso, a pesquisa mostra que a adesão à Black Friday tem crescido, e a percepção majoritária é de que ela não compromete as vendas de Natal, o que reforça ainda mais a importância da data como parte do calendário promocional do varejo”, descreve Martins.


Sobre a Fecomércio MG

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio MG) é a principal entidade representativa do setor do comércio de bens, serviços e turismo no estado, que abrange mais de 750 mil empresas e 54 sindicatos. Sob a presidência de Nadim Elias Donato Filho, a Fecomércio MG atua como porta-voz das demandas do empresariado, buscando soluções através do diálogo com o governo e a sociedade. Outra importante atribuição da Fecomércio MG é a administração do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) em Minas Gerais. A atuação integrada das três casas fortalece a promoção de serviços que beneficiam comerciários, empresários e a comunidade em geral, a partir de suas diversas unidades distribuídas pelo estado.

Desde 2022, a Federação tem se destacado na agenda pública, promovendo discussões sobre a importância do setor para o desenvolvimento econômico de Minas Gerais. A Fecomércio MG trabalha em estreita colaboração com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), presidida por José Roberto Tadros, para defender os interesses do setor em âmbito municipal, estadual e federal. A Federação busca melhores condições tributárias para as empresas e celebra convenções coletivas de trabalho, além de oferecer benefícios que visam o fortalecimento do comércio. Com 86 anos de atuação, a Fecomércio MG é fundamental para transformar a vida dos cidadãos e impulsionar a economia mineira.

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