O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), publicou nesta sexta-feira (3), no Diário Oficial do Estado, o edital para a seleção de mais 1.178 Policiais Penais, para reforçar o quadro de profissionais do sistema prisional mineiro.
As inscrições estarão abertas no período de 2 a 22/12. O salário inicial da categoria é de R$ 5.332,64, além de ajuda de custo para despesas com alimentação por dia efetivamente trabalhado. As provas serão realizadas no dia 25/1/2026. Clique aqui para acessar o edital.
A primeira etapa, que inclui prova objetiva e redação, está prevista para o dia 25 de janeiro de 2026. As provas serão aplicadas em 18 cidades mineiras, entre elas Belo Horizonte, Contagem, Uberlândia, Juiz de Fora, Montes Claros e Governador Valadares. O gabarito preliminar será divulgado no dia seguinte.
Sistema prisional de Minas Gerais
Atualmente, o sistema prisional mineiro conta com cerca de 17 mil policiais penais e servidores técnico-administrativos, responsáveis por atender às demandas de saúde, educação, trabalho, assistência jurídica e religiosa em 166 unidades prisionais do estado.
Além do grupamento convencional, a Polícia Penal dispõe de grupos especializados, como o Grupo de Intervenção Rápida (GIR), o Grupamento de Patrulha Aérea (GPAER), o Grupo de Operações com Cães (GOC), o Grupo de Escolta Tática Prisional (Getap) e o Comando de Operações Especiais (Cope), todos atuando com base no uso racional da força e respeito aos direitos humanos.