Na tarde desta sexta-feira (19), durante fiscalização de trânsito itinerante pela Rua Coronel Lucas de Magalhães, nas proximidades da empresa Suporte Rei, policiais militares depararam com uma motocicleta Honda/Bis 125 k, emplacada em Arceburgo (MG), transitando pela rodovia estadual MG-449. Segundo a Polícia Militar (PM), a referida moto, estava sendo conduzida por um jovem que aparentava ser menor de idade. Neste momento, os militares iniciaram o acompanhamento da moto e realizaram sua abordagem no acostamento do km 05 da referida rodovia, onde constataram que o piloto tratava-se de um adolescente de apenas 15 anos, natural de Monte Santo de Minas (MG), mas residente em Arceburgo, que disse que havia pego a moto na casa de sua avó e saído dirigindo sentido sua casa que fica na zona rural da cidade, relatando que não era a primeira vez que fazia isso e que sua mãe e proprietária da moto tinha conhecimento.
Durante a abordagem, a mãe do condutor compareceu no local da abordagem e, após ser cientificada da situação, a mulher de 41 anos, natural e residente em Arceburgo, foi conduzida até o quartel da polícia militar pelo fato de ter permitido que seu filho menor de idade, tomasse posse da direção da moto e passa-se a conduzi-la na via pública, cometendo o crime estipulado no artigo 310 do código de trânsito brasileiro (CTB). No quartel, após assinar um termo circunstanciado de ocorrência (T.C.O) se comprometendo a comparecer em una audiência no fórum de Monte Santo de Minas no início de novembro, foi liberada. O jovem foi multado em R$ 1.760,82. Já a moto foi liberada, ainda no local da abordagem para um tio do adolescente.
A ocorrência serve como um alerta para os perigos do trânsito e as consequências legais de permitir que menores de idade dirijam veículos. A imprudência pode levar a acidentes graves, além de resultar em penalidades severas para os responsáveis.