Uma nova pesquisa da Quaest, divulgada nesta sexta-feira (22), revela uma queda na aprovação do governador de Minas Gerais, Romeu Zema. O levantamento aponta que 55% dos eleitores mineiros aprovam a gestão do governador, uma redução de sete pontos percentuais em comparação com a pesquisa anterior, realizada em fevereiro.
Em contrapartida, a desaprovação da gestão Zema aumentou. O índice subiu de 30% para 35% no mesmo período. A pesquisa também registrou que 10% dos entrevistados não souberam ou não quiseram responder à pergunta.
Eleição de 2026: Dificuldade para eleger um sucessor
A pesquisa Genial/Quaest também investigou o impacto da popularidade de Zema na próxima eleição estadual, em 2026. Os resultados mostram que a maioria dos mineiros não deseja que o próximo governador seja um nome indicado por Zema.
Quando questionados sobre se o atual governador "merece eleger um sucessor de confiança", 48% dos entrevistados responderam que não, um aumento de nove pontos percentuais em relação a fevereiro. Por outro lado, 46% disseram que sim, uma queda de quatro pontos percentuais na comparação com o levantamento anterior.
Metodologia da pesquisa
A pesquisa Genial/Quaest foi realizada entre os dias 13 e 17 de agosto, com 1.482 entrevistas presenciais em 70 municípios de Minas Gerais. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança do estudo é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).