Exposição imersiva homenageia o maestro Antônio Duarte Mendes no Festival de Inverno de Itapecerica

Mostra resgata trajetória do maestro que moldou a identidade cultural da cidade por décadas

Como parte da programação oficial do XXX Festival de Inverno de Itapecerica, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura, inaugurou na última segunda-feira (21) a exposição “Maestro Antônio Duarte Mendes – Memória e História em Tom Maior”, em homenagem ao maestro Tonho do Ninico, uma das figuras mais importantes da cultura e da música da cidade, falecido em junho de 2025.

A cerimônia de abertura da exposição contou com a presença do prefeito Gleyton Luiz Pereira, da secretária municipal de Cultura e sua equipe, além de familiares do homenageado, que fizeram discursos marcantes e emocionantes.

A mostra está em cartaz no Memorial de Itapecerica até sexta-feira, 25 de julho, e resgata a trajetória de vida de Antônio Duarte Mendes, músico e cidadão que dedicou seu talento e compromisso ao fortalecimento da identidade cultural do município.

Antônio Duarte Mendes (1964–2025) foi cirurgião-dentista na rede pública municipal e maestro da tradicional Corporação Musical Nossa Senhora das Dores, onde assumiu a regência titular em 1991. Desde criança demonstrava vocação musical, tendo iniciado seus estudos aos 9 anos. Tocava tarol e requinta, participou de corais e se formou musicalmente no Conservatório da UFMG.

Continua após a publicidade

Além de maestro, foi diretor, vice-regente e presidente da Corporação Musical em diferentes períodos. Atuou também como formador de músicos, oferecendo aulas gratuitas por meio da escola da banda, mantendo viva uma das tradições mais marcantes de Itapecerica.

Durante sua regência, a banda gravou dois discos e um CD com composições dos maestros locais, além de se apresentar em ocasiões memoráveis — como na posse do presidente Tancredo Neves, em 1985.

A exposição reúne registros, fotografias, documentos e memórias que destacam a importância de Tonho do Ninico na preservação da cultura itapecericana. A Secretaria Municipal de Cultura convida toda a população a visitar a exposição, prestigiar esse momento de memória e celebrar um dos nomes mais queridos da música local.

Continua após a publicidade

Preservar a memória é também uma forma de manter viva a nossa história.

Fotos: Prefeitura de Itapecerica/Divulgação

Siga o canal do Destak News e receba as principais notícias no seu Whatsapp!