Polícia Civil de Minas Gerais Recebe Reforço Logístico com Investimento Milionário

Vice-governador Mateus Simões entrega viaturas, armas e drones, impulsionando a segurança em 64 cidades mineiras.

Em uma cerimônia realizada nesta segunda-feira (7) na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, o vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões, formalizou a entrega de um significativo pacote de equipamentos para a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG). A iniciativa representa um investimento de mais de R$ 11 milhões, destinado à aquisição de viaturas, armamentos e drones de última geração.

O reforço logístico é composto por 32 drones equipados com tecnologia de ponta, 51 novas viaturas para otimizar o patrulhamento e a resposta rápida, além de um arsenal moderno, incluindo 587 pistolas 9 mm, 114 fuzis (Arad), 66 fuzis (T4), 37 espingardas (Military 12) e 16 submetralhadoras (SMT9). Os equipamentos serão distribuídos em 64 cidades do estado, com o objetivo de aprimorar as investigações e fortalecer as ações de combate ao crime.

Durante a solenidade, Mateus Simões destacou o compromisso do governo estadual com a segurança pública. "Ter a condição de entregar esses equipamentos é avançar na direção de uma Minas mais segura, de uma Minas que cuida das pessoas e que entende que investigar significa avançar na direção de um estado mais seguro", afirmou o vice-governador.

Investimento Contínuo na Segurança Pública

Simões reforçou o esforço contínuo do governo para melhorar a segurança no estado. “Eu espero que a gente possa continuar comemorando a chegada de cada vez mais verbas para a nossa segurança, que Minas Gerais possa oferecer a segurança pública que cada um daqueles que são daqui e que vêm de fora merecem e precisam”, acrescentou.

Continua após a publicidade

O vice-governador também fez questão de agradecer o apoio de diversos setores para a concretização desse investimento. “Contamos com o apoio de deputados federais, deputados estaduais, do Ministério Público do Trabalho, nesse caso específico, para a compra de equipamentos para a nossa polícia. A Polícia Civil, ao longo dos anos, foi sendo preterida na aquisição de equipamentos e a gente inverteu essa lógica ao longo do governo Zema para garantir que a gente possa ter não só o armamento mais moderno, mais adequado, mas os equipamentos para o trabalho de forma mais adequada”.

Distribuição Abrangente

Os recursos para a aquisição dos equipamentos são provenientes de diversas fontes, incluindo emendas parlamentares federais e estaduais, Termos de Ajustamento de Conduta (TAC) celebrados pelo Ministério Público do Trabalho, Fundo Nacional Antidrogas, repasses do Fundo a Fundo, além de convênios federais e municipais.

As cidades que receberão os novos equipamentos são:

Continua após a publicidade

Alto do Rio Doce, Araguari, Arcos, Araçuaí, Barbacena, Belo Horizonte, Bocaiúva, Bom Despacho, Buritis, Capelinha, Carmo do Paranaíba, Caratinga, Caxambu, Cristina, Contagem, Curvelo, Divinópolis, Elói Mendes, Formiga, Governador Valadares, Ibirité, Iguatama, Ipanema, Ipatinga, Itaúna, Itajubá, Itambacuri, Ituiutaba, Jaboticatubas, Januária, João Pinheiro, Juiz de Fora, Lagoa da Prata, Lavras, Matipó, Matozinhos, Medina, Nanuque, Nova Lima, Paracatu, Patrocínio, Pedro Leopoldo, Pirapetinga, Pitangui, Poços de Caldas, Ribeirão das Neves, Rio Casca, Rio Pardo, Sabará, Santa Luzia, Santa Maria do Suaçuí, Santa Rita do Sapucaí, Santana do Riacho, São Gonçalo do Pará, São João del-Rei, Sarzedo, Teófilo Otoni, Três Corações, Turmalina, Uberaba, Uberlândia, Unaí, Varginha e Vespasiano.

Uma Polícia Civil Mais Moderna e Eficiente

A delegada-geral Letícia Gamboge, chefe da Polícia Civil, ressaltou a importância do investimento para a modernização da instituição. "Hoje temos uma instituição mais moderna, mais eficiente e que faz melhores entregas. Entregas essas que são demonstradas por meio das operações policiais e das investigações qualificadas. Elas têm nos permitido tanto a prisão desses autores de crimes como também o bloqueio de bens e valores que tenham sido obtidos com a prática da infração. Então, estamos aí, de fato, num outro patamar", destacou.

Resultados Expressivos

O investimento na segurança pública em Minas Gerais tem se traduzido em resultados expressivos na redução da criminalidade. De acordo com dados do Observatório de Segurança Pública da Sejusp, os crimes violentos caíram de 95,5 mil em 2018 para 32,3 mil em 202, representando uma queda significativa. No mesmo período, o número de roubos diminuiu 76%, passando de 76,6 mil para 18,6 mil casos.

Continua após a publicidade

Esses números demonstram o impacto positivo do investimento em equipamentos, na valorização dos profissionais e na modernização da gestão da segurança pública em Minas Gerais.

Foto: Dirceu Aurélio / Imprensa MG

Siga o canal do Destak News e receba as principais notícias no seu Whatsapp!