Implosão controlada finaliza demolição da Ponte Juscelino Kubitschek na BR-226, entre Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA)

A implosão dos pilares remanescentes da Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, localizada na BR-226 entre Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA), foi realizada com sucesso às 14h deste domingo (2). A estrutura, que havia desabado parcialmente em 22 de dezembro de 2024, conectava os estados do Tocantins e Maranhão.

Tragédia anterior e necessidade da implosão

O desabamento da ponte em dezembro resultou em uma tragédia com um saldo de 14 mortos, três desaparecidos e apenas um sobrevivente. Dez veículos, incluindo caminhões transportando produtos químicos perigosos como agrotóxicos e ácido sulfúrico, precipitaram-se no rio. Apesar do risco, não houve registro de vazamento dos materiais.

A implosão controlada foi necessária devido à instabilidade significativa dos pilares restantes, de acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). A operação visava garantir a segurança da área e permitir o prosseguimento dos trabalhos de reconstrução.

Detalhes da implosão e impacto local

Mais de 200 kg de explosivos foram utilizados na implosão, o que demandou a evacuação preventiva de cerca de 250 moradores das proximidades. O Dnit confirmou que a operação foi bem-sucedida e os moradores puderam retornar às suas casas sem relatos de danos ou incidentes relacionados à implosão.

Continua após a publicidade

Reconstrução e investigações

O Dnit estima a remoção de aproximadamente 6.000 metros cúbicos de entulho resultantes do colapso inicial e da implosão. O governo federal já firmou contrato com um consórcio no valor de R$ 172 milhões para a reconstrução da ponte, com previsão de conclusão até o final de 2025.

Investigações conduzidas pela Polícia Federal e pelo próprio Dnit buscam apurar as responsabilidades pela queda da ponte original. Alguns servidores do Dnit no Tocantins foram afastados de suas funções em decorrência das investigações.

Situação das pontes federais no Brasil

Atualmente, o Dnit supervisiona 727 pontes federais em todo o país que se encontram em condições classificadas como críticas ou ruins. Este dado levanta preocupações sobre a segurança da infraestrutura viária brasileira e a necessidade de investimentos em manutenção e reparos.

Continua após a publicidade

Fonte: Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

Siga o canal do Destak News e receba as principais notícias no seu Whatsapp!